O Clube Náutico de Leiria - VOID, em masculinos, e o Clube Naval do Funchal, em femininos, sagraram-se hoje campeões nacionais da 2.ª Divisão. Durante dois dias, 35 clubes e mais de 450 nadadores lutaram pela melhor classificação possível nas piscinas do Complexo Desportivo Municipal de Tomar, numa dupla jornada marcada pela competitividade e emoção, com destaque para o jovem Rodolfo Alecrim que nas sessões da manhã bateu o recorde nacional de juvenis A nos 50 livres (23,06 segundos) e, da parte da tarde, melhorou o dos 100 livres (50.55 segundos), no mesmo escalão, melhorando o máximo nacional que pertencia há 22 anos a Tiago Venâncio (50,82 segundos).
No sector masculino, Palmela Desporto, E.M (345 pontos) e o Gesloures - Gestão Equipamentos E.M (338) acompanham o Clube Náutico de Leiria – VOID (351) na promoção à 1.ª Divisão. Já o Clube de Natação de Valongo, o Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, o Clube Desportivo de Estarreja e o Clube de Natação de Torres Novas descem à 3.ª Divisão na época de 2026/2027.
No feminino, além do Clube Naval do Funchal (412 pontos) foram também promovidos à 1.ª Divisão (época 2026/2027) o Palmela Desporto, E.M. (364) e a Ass. Desp. Rec. Cult. Colégio Int. Monte Maior (355). Ao Invés, Ba Leiria / Sk Coffee 1, Gafanha da Encarnação, Lagoa Académico Clube e Clube Náutico Académico de Coimbra foram despromovidos à 3.ª Divisão na próxima temporada.
Miguel Arrobas: «É bom ver o espírito das equipas a lutarem por um objetivo»
«As competições de clubes são por natureza as competições que mais ânimo trazem às equipas e é bom ver o espírito das equipas a lutarem por um objetivo. É com grande satisfação que vejo estas provas a decorrerem com normalidade e em ambiente de grande festa numa piscina que ofereceu todas as condições», disse o presidente da FPN Miguel Arrobas, deixando felicitações a todos os clubes envolvidos nestas duas competições: «Quero felicitar todos os campeões, os clubes que foram promovidos, bem todos os outros que lutaram pela melhor classificação possível e deixar um cumprimento especial ao Rodolfo Alecrim pelos dois recordes nacionais obtidos. E agradecer à Câmara Municipal de Tomar, na pessoa do seu presidente Tiago Carrão, e à ANDS, na pessoa do presidente João Loureiro.»
Tiago Carrão: «Desporto é aposta para reforçar»
Quem também esteve presente nestes campeonatos nacionais de natação foi o presidente da Câmara Municipal de Tomar que fez questão de dar os parabéns a todos os nadadores e clubes na cerimónia de entrega de prémios. «O desporto é uma aposta claramente ganha, não apenas para manter mas acima de tudo para reforçar e estes campeonatos são uma prova disso mesmo. São centenas de atletas, mas são também as famílias e os amigos que os acompanham e isso tem além da promoção do bem-estar, da saúde e da competição tem também a componente económica que realmente deixa retorno na cidade e no concelho. Por isso será uma aposta para reforçar, desde logo trabalhando algumas vertentes que já estamos a preparar ao nível do alto rendimento», frisou Tiago Carrão, ele que foi antigo praticante de natação e ginástica e chamou a si a responsabilidade do desporto na gestão da edilidade. «Fiquei com este pelouro porque encaro o desporto como eixo estratégico para o desenvolvimento de Tomar e penso ser uma mensagem importante, porque é um presidente que se preocupa com os clubes, com as associações e com os atletas. E é também uma mensagem muito importante para todos que querem planear, pensar e trabalhar o desporto em Tomar», frisou, sublinhando que estas competições também potenciam o aproximar dos jovens do concelho ao desporto: «Qualquer jovem que vê as provas a acontecer e nós, felizmente, em Tomar sucede com a natação como noutros desportos ao mais alto nível. Temos também muito talento na natação como noutros desportos e acho que isso inspira. Inspira os mais jovens que estão a começar uma modalidade e nós sabemos que vamos à procura dos melhores exemplos e práticas, e ver a natação a correr tão bem, com as bancadas cheias e as provas a decorrer qualquer um se sente motivado.»
João Loureiro: «Sinto-me orgulhoso»
João Loureiro, líder há quase 20 anos da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), estava naturalmente satisfeito por ter recebido as duas competições. «É extremamente importante que os campeonatos da 3.ª e 2.ª divisões se tenham realizado nesta associação face à exigência da organização, da logística, do empenho da própria autarquia no apoio que nos é prestado e pela confiança que a Federação Portuguesa de Natação deposita na ANDS para a realização de eventos desta qualidade e grandeza», afirmou orgulhoso, prometendo candidatar-se a mais competições no futuro: «Como presidente da associação sinto-me orgulhoso por ter recebido elogios por parte de clubes e de outros agentes desportivos. É um sinal de que estas duas competições foram um sucesso e, assim, tornam-se num desafio para candidatarmo-nos no futuro as outras até mais exigentes.»
Resultados completos da 2.ª Divisão: https://live.swimrankings.net/47771/
