PROJETOS
Entidade – Fundação do Desporto
Designação do projeto - “FdD + Juntos pela Eficiência” - POCI-02-0550-FEDER-044029
Objetivo - Implementação de uma solução de gestão documental e workflow; Levantamento e reengenharia de processos; Implementação do Balcão eDesporto (“Balcão do Desporto” multicanal, de interação via web e-atendimento) e Implementação de sistema de reporting.
Código: 02/SAMA2020/2018 - Designação: Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública - Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - Objetivo Temático: OT 2 - Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade - Prioridade de Investimento: PI 2.3 - O reforço das aplicações de TIC para a administração em linha, a aprendizagem em linha, a infoinclusão, a cultura em linha e a saúde em linha - Tipologia de Intervenção: TI 50 - Promoção das TIC na administração e serviços públicos.
Candidatura n.º POCI-02-0550-FEDER-044029
Aviso nº 02/SAMA2020/2018 – SISTEMA DE APOIO À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Objetivo Temático: OT 2 - Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade - Prioridade de Investimento: PI 2.3 - O reforço das aplicações de TIC para a administração em linha, a aprendizagem em linha, a infoinclusão, a cultura em linha e a saúde em linha - Tipologia de Intervenção: TI 50 - Promoção das TIC na administração e serviços públicos.
Região de Intervenção: Multiregional
Beneficiário: Fundação do Desporto
Copromotores:
Federação Portuguesa de Canoagem
Federação Portuguesa de Motonáutica
Federação Portuguesa de Natação
Federação de Triatlo de Portugal
Federação Portuguesa de Vela
Designação do projeto:
Projeto FdD + Juntos pela Eficiência
Domínio de intervenção: Acesso à informação do setor público (incluindo cultura eletrónica de dados abertos, bibliotecas digitais, conteúdos eletrónicos e turismo eletrónico)
Breve descrição da operação:
O projeto visa implementar uma solução que permita desmaterializar simultaneamente os processos internos de cada Organismo envolvido na candidatura, disponibilizar serviços online e assegurar a interoperabilidade entre as diferentes entidades, permitindo que toda a informação (documentos/processos) seja trocada entre elas de forma desmaterializada. Adota uma visão integral e transversal baseada nos novos conceitos de relacionamento entre a Administração Pública, os cidadãos e as empresas, a nível da desburocratização e da aproximação das Entidades Públicas aos Cidadãos.
Assenta numa solução que irá permitir desmaterializar e otimizar o modelo de funcionamento de um conjunto de Organismos ligados ao desporto em Portugal, a partir da centralidade da Fundação do Desporto e, simultaneamente, funcionar como um mecanismo de integração e interoperabilidade entre eles através da utilização da plataforma de interoperabilidade iAP para assegurar a tramitação de documentos/processos entre todos os Organismos aderentes e destes com a AP.
Com a implementação de uma solução de gestão documental e workflow, perspetiva-se um ganho de eficiência e eficácia, facilidade e segurança no acesso à informação e redução de custos. Com a adoção do “Balcão do Desporto” pretende-se alargar os canais de comunicação com os principais agentes que intervêm no desporto nacional facilitando e promovendo a comunicação. A solução de gestão documental será utilizada em ambiente virtualizado pelos utilizadores de cada Organismo, com acesso direto à informação que ficará disponível numa Cloud Pública, contribuindo-se deste modo para a centralização, partilha e otimização dos investimentos efetuados.
Investimento elegível total de 527.706,00€
Comparticipação não reembolsável FEDER de 448.550,10€
Data de aprovação 09-06-2020
Data de início 12-09-2020
Data de conclusão 12-09-2022
Objetivos principais:
Pretende-se com a implementação deste projeto alcançar pontos estratégicos para a modernização das Organizações ligadas ao desporto em Portugal:
- Ter recursos humanos, com maiores níveis de competências e conhecimento tecnológico;
- Otimizar processos administrativos e de negócio, assegurando a desmaterialização dos procedimentos/processos da área administrativa;
- Integrar a plataforma de interoperabilidade iAP, permitindo a troca de informação entre todos os Organismos deles dependentes;
- Normalizar procedimentos, processos de trabalho, melhorando modelos de funcionamento;
- Normalizar o registo e o arquivo digital, assegurando que o tratamento agora dado aos documentos pelas diferentes entidades, não irá inviabilizar um possível futuro cenário de centralização dos arquivos.
Atividades:
Considerando as grandes áreas de atuação enunciadas, as atividades a desenvolver são:
- Implementação de uma solução de gestão documental e workflow em todos os Organismos envolvidos;
- Levantamento e reengenharia de processos;
- Implementação do Balcão do Desporto - eDesporto;
- Implementação de sistema de reporting.
Resultados esperados / atingidos:
Indicadores de resultados
Indicadores de realização