Objetivo cumprido! Uma exibição brilhante, de garra, mas também de maturidade, permitiu à Seleção Nacional atingir o objetivo a que se tinha proposto no Campeonato da Europa de polo aquático que se realiza no Funchal. A vitória de hoje frente à Suíça, por 17-10, permitiu às jogadoras lideradas por Ferran Pascual atingir o top-12 da competição e… agora apenas dependem delas para fazer história e, quiçá, superar a melhor classificação de sempre, o 10.º lugar obtido no Europeu de Belgrado, em 2016.
Tal como tinha sucedido no triunfo frente à Roménia, na jornada inaugural, a Seleção Nacional deu uma resposta cabal em jogo de extrema importância para o objetivo coletivo. Entrou a ganhar no primeiro período (5-2), o segundo terminou num empate (3-3), mas o terceiro acabou mesmo por ser decisivo, com Portugal a superiorizar-se com uns indiscutíveis 6-1 que decidiram a história do jogo, pois nem a reação da Suíça na derradeira fase do encontro impediu a Seleção Nacional de festejar o triunfo.
Com top-12 garantido, Portugal pode agora sonhar com algo mais. Amanhã é dia de descanso competitivo, domingo Portugal volta a entrar em ação para discutir com a Grã-Bretanha a liderança do Grupo H. «Foi tudo planeado. Era um jogo em que os dois primeiros períodos foram muito físicos, com muita luta, para desgastá-las, e nos outros dois jogar mais ao ataque e contra-ataque. Foi um esforço grande, fui rodando para as manter frescas e dar o máximo no terceiro período», disse Ferran Pascual, falando mesmo de um jogo perfeito por parte da Seleção Nacional: «Também houve muito jogo com as pivôs, a Alice e a Inês marcaram, fizeram grande jogo. Encontrámo-las, fizemos boas jogadas, boas entradas pelas pontas. O plano de jogo saiu perfeito, fico orgulhoso e feliz da equipa, sabem o que estão a fazer, têm um objetivo, querem jogar. No futuro, acho que vamos melhorar ainda mais.»
Mas terá sido frente à Suíça o melhor jogo de Portugal até agora neste Europeu? O selecionador discordou e… falou na derrota com a Espanha. «O melhor jogo no Europeu? O da Espanha, mesmo tendo perdido 22-7, foi muito bom. Foi algo de alto nível, mas hoje, foi um muito bom jogo, fizemos o que tínhamos de fazer e da melhor maneira. Fico sempre satisfeito, mas quero sempre mais. Agora disse-lhes que é momento de relaxar um bocadinho, porque o objetivo foi atingido e temos de desfrutar», prosseguiu Ferran Pascual, que acredita que Portugal poderá superar-se até final da competição. «Temos a Grã-Bretanha e depois, seja a Sérvia ou a Alemanha, vamos para ganhar, porque esta equipa tem de melhorar a cada jogo e, no próximo Europeu, ter objetivos ainda mais ambiciosos. A Grã-Bretanha é uma grande equipa, foi sétima no Mundial de 2023. Tem uma equipa muito forte, com pivôs fortes, uma central forte. Jogámos com elas em 2023, em Rio Maior, e perdemos por um ou dois. Se estivermos como hoje, mentalizadas, pode ser um jogo para desfrutar, bonito, e porque não ganhá-lo?», frisou, referindo ainda que este dia de descanso antes do confronto com as inglesas é muito importante para a Seleção Nacional: «É muito positivo para nós, pois as jogadoras não estão habituadas a cargas de treino como a Espanha ou a Hungria. Um dia desses é para trabalhar tática e tecnicamente e preparar a 100 por cento o jogo com a Grã-Bretanha.»
Jogadoras enaltecem espírito de equipa
Neste duelo com a seleção suíça, destaque para os três golos apontados por Beatriz Pereira que foi incapaz de esconder a sua satisfação pela importante vitória. «Tínhamos um objetivo muito bem definido desde início, cumprimos e agora é desfrutar e tentar fazer o máximo que conseguirmos. Para já, neste Europeu, garantimos o nosso objetivo que é ficar entre os 12 primeiros. A equipa está unida, o jogo mostrou isso, e é continuar», disse, reforçando que o espírito coletivo e a união no grupo foram determinantes: «A coesão é muito importante. Dentro de água, estivemos coesas na defesa desde o primeiro dia. Treinamos para isso e é a compensação de todo o esforço diário que fazemos. Quando a defesa corre bem, depois o ataque acaba por surgir, e foi isso que aconteceu.»
Segue-se agora a Grã-Bretanha… «Estamos a desfrutar deste jogo, mas com a cabeça no próximo jogo. Vai ser um jogo muito definido nos pormenores, de muito sacrifício, e acho que vai ganhar a equipa que estiver melhor no ataque e na defesa. Encaramos esse jogo para ganhar, e o resultado que vier deixar-nos-á orgulhosas na mesma», concluiu.
Mas não apenas de golos se constroem as vitórias. Também de defesas, importantes, como as que Maria Sampaio que tem feito ao longo deste Europeu. «Sinto-me muito feliz, pois o nosso objetivo, de mais uma vitória, foi cumprido. Estivemos muito bem na defesa e quando estão todas organizadas facilita o trabalho da guarda-redes», começou por afirmar, destacando a atitude da equipa no terceiro período do jogo. «Mostra algo muito importante, o quanto conseguimos reagir ao jogo. Mesmo passando por uma parte menos boa, conseguimos superar e ultrapassar. Mostrámos o quanto queríamos vencer», sublinhou, apontado já baterias à Grã-Bretanha: «Vai ser um jogo equilibrado. Estamos aqui para competir e vamos dar tudo o que temos dentro de água para conseguir competir e sairmos vitoriosas.»
Neste jogo, Maria Sampaio teve uma espectadora muito especial nas bancadas. A sua mãe Cristina Nogueira, que há 30 anos também defendeu a baliza nacional no primeiro Europeu feminino que Portugal participou (1995, em Viena, Áustria). «Nunca tive a sorte de ver a minha mãe jogar, mas já vi muitas fotografias. A modalidade evoluiu e espero que o polo aquático em Portugal continue a evoluir cada vez mais. Sinto um grande orgulho de, passados 30 anos, estar a defender a baliza, tal como a minha mãe nesse Europeu», confessou.
Resultados de hoje
Grupo G
Alemanha-Turquia: 14-14 (2-3 penáltis)
Sérvia-Eslováquia: 12-4
Grupo H
Portugal-Suíça: 17-10
Grã-Bretanha-Roménia: 20-2
Calendário de jogo para amanhã
Grupo E
Grécia-Itália (13.00 horas)
França-Croácia (17.15 horas)
Grupo F
Países Baixos-Hungria (15.00 horas)
Espanha-Israel (19.15 horas)
Resultados: https://europeanaquatics.org/ewpc-2026/funchal/schedule-and-results/#/schedule-bydate/ASF
