Seleção afinou estratégia para duelo com Grã-Bretanha

Image

Estavam previstos dois treinos, mas houve apenas um, que decorreu da parte da manhã nas Piscinas da Nazaré e que serviu para a Seleção Nacional afinar a estratégia para amanhã tentar vencer a Grã-Bretanha, num duelo que pode levar a seleção a uma classificação histórica.

Ferran Pascual e os seus adjuntos Rui Tiago Santos e Miguel Falcão trabalharam com as jogadoras portuguesas durante cerca de uma hora, colocando ênfase nos detalhes e nos ajustes que querem ver em jogo amanhã.

Já a decisão de cancelar o treino da tarde teve a ver com a necessidade de dar descanso às jogadoras, permitindo uma melhor recuperação para um jogo exigente. Aliás, logo após a importante vitória frente à Suíça, Ferran Pascual deu conta da importância da equipa nacional ter um dia de recuperação entre jogos nesta fase mais adiantada do Europeu.

Para Portugal, recorde-se, as contas são fáceis de fazer. Depois de garantir o objetivo com que chegaram ao Funchal, o 12.º lugar, um triunfo com a Grã-Bretanha pode levar a Seleção portuguesa a discutir 9.º ou 10.º lugar; uma derrota irá lutar pela 11.ª posição.

Grécia e Itália nas meias

Hoje foi dia dos candidatos às medalhas entrarem em ação. E mesmo que todas as decisões estejam guardadas para amanhã, a verdade é que a Grécia e a Itália, que hoje se defrontaram com vitória das gregas por 15-10 (6-1, 1-2, 5-4 e 3-3), têm lugar reservado nas meias-finais, pois são teoricamente mais fortes que Croácia e França – no jogo de hoje as croatas venceram as francesas por 15-9.

 Jogo intenso foi o Países Baixos-Hungria, com as campeãs em título a ganharem por 5-4 (2-0, 2-2, 0-0 e 1-2), num grupo em que a Espanha também pretende marcar presença nas decisões das medalhas. No último jogo do dia, a seleção espanhola ganhou facilmente a Israel, por 23-7 (superioridade em todos os períodos) e hoje medirá forças com a Holanda, sendo que precisa de ganhar para poder sonhar com as meias-finais.

 

Resultados de hoje:

Grécia-Itália: 15-10

Países Baixos-Hungria: 5-4

França-Croácia: 9-15

Espanha-Israel: 23-7

 

Jogos de amanhã:

Grupo E

Itália-França (15.30 horas)

Grécia-Croácia (18.45 horas)

Grupo F

Hungria-Israel (17.00 horas)

Países Baixos-Espanha (20.15 horas)

Grupo G

Eslováquia-Turquia (9.00 horas)

Alemanha-Sérvia (12.15 horas)

Grupo H

Roménia-Suíça (10.30 horas)

Portugal-Grã-Bretanha (13.45 horas)

Resultados: https://europeanaquatics.org/ewpc-2026/funchal/schedule-and-results/#/schedule-bydate/ASF