Os 14 jovens nadadores que irão integrar o Centro de Formação de Alto Rendimento Desportivo Natação – Rio Maior foram hoje recebidos naquela instituição no dia de arranque da época de 2017/2018.
Acompanhados dos respetivos encarregados de educação e familiares, os nadadores foram informados sobre o funcionamento do Centro de Formação pelo coordenador do projeto, o professor José Sacadura, acompanhado por José Machado, Diretor Técnico Nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação (FPN), o professor Luís Deus, professor acompanhante UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento da E.S. Dr. Augusto da Silva Ferreira, professor Vítor Pardal, responsável por este projeto nacional de apoio ao estudo para desportistas de alto rendimento, Pedro Silva, coordenador do CAR de Rio Maior, e Diana Eustáquio, psicóloga do CAR Rio Maior.
Presente esteve também a presidente da CM de Rio Maior, Isaura Morais, que desejou uma boa receção e integração aos nadadores, e Inês Henriques, recente campeão do mundo dos 50 km marcha em Londres e o seu treinador Jorge Miguel, que apresentaram as suas experiências na alta competição integradas no CAR de Rio Maior.
O professor José Sacadura recordou que este é um projeto que “integra todos os pressupostos necessários para um centro de deteção e preparação para o alto rendimento”. Para o antigo treinador e diretor da FPN, “a integração destes jovens deve servir de exemplo para ouros jovens onde a carreira desportiva é possível conciliar com a carreira académica”, como já acontece com outros nadadores que passaram por Rio Maior e conseguiram chegar aos campeonatos da Europa, Mundiais e Jogos Olímpicos.
José Machado acrescentou ainda que “só estão aqui os nadadores que efetivamente querem integrar o centro”, recordando que passaram por Rio Maior “40 nadadores, com quatro deles a integrar a seleção para o último Mundial”.
O técnico afirmou que “não é fácil estar integrado neste regime de treino. É necessário ter muita vontade e trabalhar muito” lembrando que há campeões do mundo e olímpicos que não tem condições de treino tão boas como estas que encontramos em Rio Maior.”
Luís Deus, professor acompanhante UAARE ESAF Rio Maior, fez uma retrospetiva sobre o projeto, recordando a experiência de sucesso acumulada pelas instituições escolares e desportivas nas ‘carreiras-duais’.
O professor Vítor Pardal explicou o enquadramento das UAARE - Unidade de Apoio ao Alto Rendimento que irão crescer por todo o país de 4 unidades para 10, e em particular a de Rio Maior que apresentou um sucesso escolar de 92%. O responsável por este projeto nacional revelou ainda que das 10 federações envolvidas neste projeto “a FPN foi a que se destacou em organização e alunos”.
Para a época 2016/2017 irão integrar o projeto os seguintes nadadores:
Ana Reis Sousa (nascimento 2002) Clube CNLA; Associação ANALEN
Miriam Filipe Marcos (2001), CNOL, ANALG.
André Vilas Ruivo (2000), SCP, ANL.
Diogo Ramos Lebre (2002), SCA, ANCNP.
Eduardo Gomes Fernandes (2002), HCM, ANCNP.
Filipe Miguel Santo (2000), SLB, ANL.
Marco António Costa (2002), CNG, ANIC.
Tiago Andrade Machado (2002), SCA, ANCNP.
Ao abrigo do protocolo entre a FPN e a Federação Angolana de Natação irão integrar as seguintes nadadoras:
Ana Lima (2001)
Catarina Sousa (2000)
Na sequência da informação prestada anteriormente, informamos que foram igualmente integrados no Centro os seguintes nadadores:
Letícia Maia André (2002), SFUAP, ANL.
Manuel António Pinho (2001), CDF, ANNCP.
Mais se informa que o passarão a integrar o Centro de Formação de Alto Rendimento Desportivo como externos, os seguintes nadadores:
Mafalda Sofia Rosa (2002), CNRM, ANS.
Tiago Filipe Campos (1999), CNRM, ANS.
Equipa Técnica: Bruno Dias, Joana Monteiro e Daniele Cadilhe.
Equipa médica e fisioterapeuta: CAR Rio Maior
Equipa controlo e avaliação treino: Bruno Dias, Hugo Louro com coordenação do Daniel Marinho.