ANTEVISÃO - Paris 2024 - Angélica André na prova de 10 km em águas abertas

Image

PARIS 2024 - ANTEVISÃO - Prova de 10 km em águas abertas por Daniel Viegas, DTN para as águas abertas da FPN.

Angélica André competirá na prova de 10 km em águas abertas em Paris na madrugada de dia 8 de agosto, quinta-feira (06h30 em Portugal continental).

Embora hoje, terça-feira, 6 de agosto, se apresente uma melhoria das condições do rio Sena, o treino previsto foi cancelado e o acompanhamento da situação é constante.  Apenas na madrugada de 7 para 8 se vai saber se a prova feminina arranca. Caso não aconteça é adiada para dia 9, dia da prova masculina. No dia 10 é o último dia de contingência para nadar no Sena e no dia 11 a prova acontecerá quer no masculino e feminino na pista do Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, palco das provas de canoagem e remo, a cerca de 20 km de Paris.

As correntes que se têm apresentado muito fortes, já acalmaram um pouco e, não estando prevista chuva para estes dias que se avizinham, tudo faz antever que a competição poderá decorrer (mas sempre sem certezas).

A Angélica André está bem preparada. É uma nadadora a ter em conta no pelotão, mas não é de todo uma favorita às medalhas, tendo em conta o currículo superior de algumas nadadoras, como Sharon Van Rowendal (NED), dupla medalhada Olímpica,  Ana Marcela Cunha (BRA) campeã Olímpica em título e multimedalhada mundial, Leonie Beck (GER) multicampeã da Europa e do Mundo, Katie Grimes (EUa) já com medalhas nestes Jogos Olímpicos, Chelsea Gubecka (AUS) vice campeã do Mundo em Fukuoka e Doha, entre outras com currículos semelhantes à nadadora portuguesa.

O objetivo ambicioso é lutar pelo Top10, até porque estando nos lugares de topo durante a prova tudo pode acontecer. São competições muito abertas, e este percurso em Paris, com 6 voltas de sensivelmente 1666m, em que os topos têm duas boias muito próximas, com alguma corrente, tornará a prova muito técnica.

A temperatura da água encontra se pelos 21-22 graus, o que será uma temperatura que não causará vantagem ou desvantagem nos nadadores.

Como sempre, o que a nadadora portuguesa promete é trabalho e sacrifício durante a prova e que nos deixará orgulhosos do seu empenho e dedicação.