Benfica domina Nacional da 1.ª Divisão

Image

O Benfica foi o grande vencedor do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão que hoje terminou nas piscinas municipais de Quarteira, com os encarnados a ganhar tanto no setor masculino, como no feminino. Foi a segunda vez que o Benfica consegue juntar o título masculino ao feminino, já depois de o ter conseguido na época de 2023/2024, um feito apenas conseguido pelo FC Porto em 1990/1991 e em 1991/1992.

Este foi o nono título que o Benfica consegue no setor masculino, igualando o Sporting e ficando apenas a um do Sport Algés e Dafundo (10). Já no setor feminino é a terceira vez que celebra o título de campeão da 1.ª Divisão (depois de 1987/1988 e 2023/2024), mas ainda longe dos 15 títulos conquistados pelo FC Porto.

Se o triunfo dos encarnados no setor masculino era previsível antes do arranque desta competição, no feminino existia a forte concorrência do Sporting que procurava revalidar o título conseguido na época anterior. Mas a verdade é que o Benfica conseguiu hoje consolidar a vantagem ganha logo no primeiro dia de competição para celebrar a dupla conquista.

Assim, no setor masculino o campeão Benfica terminou com um total de 295 pontos, seguido do FC Porto (273) e com o Sport Algés e Dafundo (239) a terminar na terceira posição. Já no setor feminino, o Benfica venceu com 286 pontos, seguido do Sporting (275) e do FC Porto (250).

No final da competição e enquanto os nadadores faziam a festa dentro da piscina, Miguel Frischknecht foi incapaz de esconder a sua satisfação pelo duplo triunfo. «Os nadadores do Benfica excederam-se, tiveram comportamento irrepreensível e fomos uns justos vencedores, apesar do FC Porto, no setor masculino, e do Sporting, no setor feminino terem dado bastante luta e terem equipas muito fortes», disse o treinador, frisando que o Sporting, na qualidade de campeão em título, era o favorito a ganhar no setor feminino e que este duplo triunfo dá ainda mais valor aos nadadores do Benfica: «Este ano o Sporting era o favorito para ganhar a competição e, nós, dentro do que nos foi possível, conseguimos formar uma equipa para dar luta e vencer. Estas duas vitórias têm muito valor, pois é sempre muito difícil ganhar nos dois géneros. Nos últimos três anos ganhamos duas vezes e, por isso, estamos muitos orgulhosos dos nossos nadadores que tiveram um comportamento fabuloso.»

Resultados: https://live.swimrankings.net/47816/

 

 

 

 

 

Já no que diz respeito aos últimos classificados, Soc. Filarmónica União A. Piedense, Clube Náutico Académico de Coimbra e Clube Fluvial Vilacondense, no setor masculino, e Clube Fluvial Vilacondense, Clube Desportivo de Estarreja e Gesloures - Gestão Equipamentos E.M, no feminino, foram despromovidos à 2.ª Divisão.

 

A terminar, destaque neste último dia de competição para um novo recorde nacional sénior na estafeta feminina 4x200 livres do Sporting. Maria Moura, Carolina Viana, Laura Barbeito e Anna Fomina, que já tinham melhorado o recorde nacional nos 4x100 livres, voltaram a brilhar terminando com 8.03,62 minutos, melhorando em quase seis segundos um recorde que pertencia ao Benfica.