Terminado o primeiro de dois dias do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, que decorre nas piscinas municipais de Quarteira, e após concluídas as primeiras 18 provas, o destaque vai para as equipas do Benfica que lideram a classificação.
No setor masculino, os encarnados estão na frente com um total de 144 pontos, mais 20 que o FC Porto (124) que segue na segunda posição. Já o Sport Algés e Dafundo ocupa o terceiro lugar com 118 pontos.
De referir que nas provas vespertinas, os encarnados fizeram o pleno, vencendo os 200 mariposa, 100 bruços, 200 livres e a estafeta 4x100 estilos.
Mais renhida está a classificação feminina, já que o Benfica (141 pontos) tem apenas nove pontos de vantagem sobre o Sporting (132), mas mais 29 que o FC Porto que segue na terceira posição.
Já no que diz respeito aos lugares de despromoção, no setor masculino Clube Fluvial Vilacondense (16.º), Clube Náutico Académico de Coimbra (15.º) e Clube Fluvial Vilacondense (14.º) vão tentar amanhã ganhar pontos para fugir à 2.ª Divisão, o mesmo sucedendo com o Clube Fluvial Vilacondense (16.º), Gesloures - Gestão Equipamentos E.M. (15.º) e Clube Desportivo de Estarreja (14.º) no setor masculino.
Feito o rescaldo coletivo, destaque também para as duas estafetas femininas do Sporting que estabeleceram dois novos recordes nacionais. De manhã, Laura Barbeito, Maria Moura, Carolina Viana e Anna Fomina terminaram os 4x100 livres em 3.42,27 minutos, retirando mais de dois segundos ao anterior máximo que pertencia ao FC Porto desde 2010 (3.44, 99 minutos). À tarde, Maelie Fonseca, Madalena Cerdeira, Maria Moura e Anna Fomina nadaram a prova dos 4x100 estilos em 4.05,43 minutos, melhorando o anterior recorde nacional que também era do FC Porto (4.06,14 minutos), desde 2009.
«Nós sabíamos que podia acontecer ainda por cima com este ambiente do nacional dos clubes que é sempre diferente, além do apoio da equipa. Não era o objetivo principal, pois esse é sempre de chegar em primeiro, mas posso dizer que era algo que já estávamos a contar», disse a sportinguista Anna Fomina depois do novo máximo nacional dos 4x100 livres.
Refira-se que em ambas as estafetas a vitória coube ao Benfica, mas a marca não pôde figurar como novo máximo nacional pelo facto de terem nadadoras estrangeiras.
Depois das estafetas, destaque para o jovem Miguel Oliveira que de manhã melhorou o seu próprio recorde nacional júnior 17, nadando os 100 costas pela primeira vez abaixo do segundo 54 (53,79 segundos). «Trabalho todos os dias para isto. Treino com o recordista nacional em piscina longa João Costa e ele é uma inspiração para mim. Por isso, fazer este tempo e ganhar a classificação é um orgulho enorme», disse o nadador do Vitória, sublinhando que terminar a época de piscina curta com um recorde traz motivação extra para a época de longa. «Só nadei os 100 costas no regional, em Felgueiras, e optei por não nadar no nacional de Leiria. Falei com o treinador Rui Costa e optamos por nos concentrar no nacional de clubes para tentar obter a melhor classificação possível. Este recorde é a melhor maneira de acabar a época em piscina curta para começar forte a época de piscina longa», confessou Miguel Oliveira que foi convocado para um estágio de observação da Seleção Júnior, que decorrerá de 3 a 5 em Rio Maior: «Representar a Seleção Nacional ainda por cima ao mais alto nível é sempre um orgulho enorme e ainda por cima vou estar com os melhores, como Diogo Ribeiro, Mariana Cunha, Vasco Morgado entre outros.»
Resultados: https://live.swimrankings.net/47816/
