O Campeonato Europeu de Natação Artística Júnior LEN 2023 chegou ao fim no Funchal com as últimas medalhas de ouro atribuídas a Itália e Espanha.
Alessia Macchi e Susanna Pedotti garantiram o segundo ouro do país no dueto técnico. Depois de conquistarem a prata no dueto livre, há dois dias, as italianas marcaram 221,0600 pontos com a coreografia “Cruella” e sagraram-se Campeões Europeus Juniores.
Alisa Kulyk e Ameliia Volynska, da Ucrânia, arrecadaram a prata com 215,2133 pontos, com o tema “Always a Way”. Os dois, pela primeira vez na categoria júnior, também haviam conquistado a medalha de bronze na final do Dueto Livre.
Meritxell Ferré Gaset e Lilou Lluis Valette, da Espanha, conquistaram o bronze por sua coreografia temática “Água” com uma pontuação de 205,1950.
A dupla recebeu uma nota básica, diminuindo seu Grau de Dificuldade (DD) de 25,45 para 20,40, mas sua alta pontuação de impressão artística de 95,6500 ajudou-os a chegar ao terceiro lugar.
O título Europeu Júnior no Dueto Misto Técnico foi para a Espanha, atual campeã do seu país.
Maria Bofill Strub e Dennis Gonzalez Boneu marcaram 221,3850 para o ouro. Os espanhóis não só foram creditados com o maior DD declarado (27,95), mas também receberam 96,7000 em impressão artística, garantindo assim a si mesmos e à Espanha outro título no Funchal.
Quentin Rakotomalala e Prune Tapié, da França, conquistaram a prata com 203.1617 com o tema “Fandango”, enquanto Ginevra Marchetti e Gabriele Minak da Itália conquistaram o bronze com 201.0833 com sua coreografia definida para “Proud Mary” de Tina Turner.
Na verdade, os dois pares tiveram o mesmo DD de 26,25 e, enquanto os italianos foram superiores em impressão artística, a forte execução do francês e o nado mais limpo com menos erros de sincronização foram os verdadeiros diferenciais no final.
A final de Equipa Livre ofereceu um final emocionante para a competição, com a Itália a conquistar seu segundo ouro do dia por apenas 0,4914 pontos à frente da Espanha, atual campeã europeia júnior.
Com o tema “Inclusão”, a Itália conquistou o primeiro lugar com uma pontuação de 258,5435. Na verdade, o país ficou em quinto lugar na ronda preliminar, depois de receber três marcas de base. Antes desta final, os italianos jogaram pelo seguro e diminuíram ligeiramente seu DD para 38.735. A estratégia valeu a pena, pois desta vez eles não tiveram problemas e nenhuma marca de base.
A Espanha teve que se contentar com a prata com 258.0521. Os espanhóis aumentaram seu DD em 0,15 desde a fase preliminar, onde haviam ficado em segundo lugar, para chegar a 36,95. Na final, tiveram um desempenho forte, não incorrendo em nenhuma marca de base e recebendo a maior pontuação de impressão artística (115,8500), mas não foi o suficiente para igualar a alta dificuldade da Itália.
A seleção da Grécia, quarta colocada em 2022, conquistou o bronze com 251,8521 pontos co o tema “Warriors”. O grego ficou em primeiro lugar na fase preliminar e recebeu novamente o total de 39,65 DD. Infelizmente, eles não conseguiram alcançar a Itália e a Espanha, que tiveram exibições muito mais fortes do que nas preliminares.
No final das contas, a Espanha deixará o Funchal no topo do quadro de medalhas, somando 10 medalhas no total em 11 provas: cinco ouros, três pratas e dois bronzes.
Fonte LEN, por Christina Marmet