Tiago Campos terminou em 20.º lugar e Diogo Cardoso em 23.º nos 10 km de Águas Abertas do Mundial de Fukuoka 2023.
A prova foi dominada pelo germânico campeão olímpico em Tóquio, Florian Wellbrock (1.50.40,30 horas) seguido do húngaro Kristof Rasovszky (prata em Tóquio 2020) com mais 18 segundos e pelo também alemão Oliver Klemt (+20 segundos). Os italianos Domenico Acerenza, campeão da Europa, e Gregorio Paltrinieri, campeão olímpico dos 1500 m no Rio 2016, foram 4.º e 5.º, respetivamente.
Tiago Campos repetiu o 20.º lugar do Mundial de Budapeste 2022, desta vez com o tempo de 1.54.05,50 horas. Enquanto Diogo Cardoso concluiu em 1.54.08,70, melhorando o 27.º lugar de Budapeste 2022.
Tiago Campos: «A minha prova correu bastante bem. Ambicionava mais, mas o 20.º lugar iguala a minha melhor prestação no Mundial. Considero que realizei uma prova bastante consistente, muito positivo numa competição com muito contacto físico nas boias e nado continuo. Agora vou continuar a trabalhar para estar muito forte no Mundial do Catar e conseguir a minha segunda participação nos Jogos Olímpicos.»
Diogo Cardoso: «A prova correu-me bem. Desde o início consegui colocar-me mais ao menos na frente, no top 40. Na segunda volta comecei a subir umas posições e chegar ao top 20/30. Penso que essa parte correu bem. A partir da quarta volta o ritmo tornou-se insuportável, mas ainda consegui aguentar e manter-me no segundo grupo de 15/16 atletas. No final tive forças para fazer uma boa ponta final. Cumpri o meu objetivo.»
Daniel Viegas, DTN Águas Abertas: «Boa participação masculina. Uma prova com um nível mais alto que em Budapeste 2022. Tiago Campos confirmou o 20.º do ano passado e Diogo Cardoso melhorou o 27.º lugar de Budapeste. A prova foi aumentando o ritmo e o grupo inicial de cerca de 40 nadadores foi-se reduzindo. Na terceira volta deu-se o arranque esperado dos favoritos e aí formaram-se dois grupos: um de 18 nadadores outro de mais 15. Os portugueses ficaram na frente do segundo grupo. Os últimos nadadores grupo da frente foram sendo alcançados por nadadores do segundo grupo.
Consideramos um muito bom resultado porque no próximo Mundial de Doha 2024 poderão conseguir o apuramento para os Jogos de Paris 2024. Tanto um como outro estão perto do apuramento olímpico que são 22 vagas.
Em femininos, se o apuramento fosse aqui em Fukuoka, entrariam as duas apuradas. Em masculinos estariam os dois à porta de entrar. O que nos deixam confiantes para o apuramento no Catar.
Agora vamos descansar porque queremos fazer também boa figura nos 5 km de dia 18.»
RESULTADOS: https://www.worldaquatics.com/
https://www.omegatiming.com/2023/world-aquatics-championships-ows-live-results
(em actualização)