Madalena Lousa foi a melhor marcadora do Europeu sub 19 feminino que decorreu em Netanya, Israel de 3 a 11 de julho de 2022.
A portuguesa somou com 29 golos, superando a espanhola Maria Palacio Linde (24), a italiana Morena Leone (24), a grega Fotoeni Tricha (22), a holandesa Feline Isolda (22) e a israelita Dar Menakerman (22).
Para o site da FPN, a jogadora da seleção nacional e do Benfica analisa a sua «excelente» prestação, revelou que ficou «surpreendida» por ser a melhor marcadora «agradecendo» a todos os que a ajudaram à seleção a chegar a este resultado dedicando-o a todo o Water Polo português. A jogadora acredita que se continuarem a trabalhar os resultados «aparecem naturalmente» e que «podem apostar» nesta seleção, que tem «talento e garra».
Como analisa a participação da nossa seleção?
Este ano penso que finalmente surpreendemos! A seleção sub19 é uma seleção onde as atletas já se conhecem há muito tempo. Iniciamos na modalidade antes dos 10 anos, jogamos juntas desde que tínhamos cerca de 13 anos e isso ajudou muito quando voltamos a juntar o grupo com vista à participação neste europeu. Depois tivemos uma preparação intensa e cuidada onde trabalhamos muito. Tivemos uma equipa do Gauteng a treinar connosco e a competir connosco no torneio de Tabuaço. A seleção conseguiu um bom resultado com a sensação que o 8.º lugar tinha sido possível. Era importante continuar com intensidade na preparação das próximas competições sem grandes intervalos de inatividade e os resultados aparecem naturalmente. Em geral penso que a nossa equipa teve um bom resultado. Foi um Europeu em que todas as atletas se divertiram a jogar e estávamos felizes na água. Claro que ambicionamos e vamos sempre ambicionar mais, mas mostramos que temos talento e garra e que podem apostar e acreditar em nós.
Que balanço fez da sua participação no Europeu?
Neste Europeu tive uma excelente participação. Joguei todos os jogos com vontade de ganhar e dei tudo por tudo para que Portugal alcança-se o melhor resultado possível. Claro que tive momentos em que penso que poderia ter estado melhor, contudo o desporto é mesmo assim. Gostei muito de jogar, diverti-me muito na água e tive uma experiência muito feliz!
Ficou surpreendida ao ser a melhor marcadora?
Quando soube que tinha sido a melhor marcadora fiquei muito, muito feliz nem queria acreditar. Acho que não é segredo para ninguém que eu gosto muito de marcar golos, mas não joguei de todo com a intenção de ser a melhor marcadora. Para mim o mais importante é a classificação da equipa e o que a equipa consegue atingir, contudo, claro que ser a melhor marcadora para mim é um grande orgulho e só tenho a agradecer em primeiro às minhas colegas de equipa a quem dedico este resultado. Igualmente, dedico este resultado a todo o Water Polo português praticantes apoiantes, pais adeptos. Agradeço muito aos meus treinadores desde a minha formação com o Lajos Lorincz até ao agora com Tojo no Benfica e na Seleção e ao Ferran Pascual que tanto nos ajudou na preparação do Europeu. Agradecer também ao Benfica pelas condições de trabalho que nos oferece todo o ano e à Federação Portuguesa de Natação por ter reativado no pós Covid os trabalhos da seleção.
Portugal terminou o torneio em 11.º lugar após vencer o último jogo frente à Suíça por 23-2, em que Madalena Lousa marcou 10 golos.
Recorde-se que Portugal iniciou a sua participação neste torneio com uma derrota frente à Holanda (23 - 5). Depois venceu a Ucrânia (14 -10) e à Grã-Bretanha, 22-9. Sofreu duas derrotas, com a Croácia (11-8) e com a Sérvia (19-15), para se despedir de Israel com um triunfo frente à Suíça.