Montenegro-Polónia, Portugal-Roménia, Turquia-Hungria, Sérvia-Espanha, Itália-Grécia e Croácia-Rússia foram os seis encontros desta quinta-feira no Campeonato da Europa de Polo Aquático Sub-15 masculino, que decorre de 4 a 11 de julho nas Piscinas Municipais de Loulé.
As dificuldades da seleção portuguesa em parar as ofensivas romenas começaram cedo e mantiveram-se até aos 0-6 no final do primeiro tempo. Á entrada para a segunda parte, a Roménia marcou e continuou a somar golos mas a cinco segundo do final, Vasco Capucho encontrou o caminho da baliza adversária e inaugurou o contador para Portugal deixando o placard em 1-12. Inspirado, o jogador português voltou a marcar no arranque do terceiro período, no entanto os romenos continuaram o bom desempenho até aos 2-16. Ao cair do pano, a Roménia manteve a eficácia e terminou o jogo a vencer por 2-23.
No jogo que inaugurou o quinto dia de Europeu de Sub-15, o Montenegro entrou a perder frente à Polónia mas em menos de dois minutos anulou a vantagem e fixou o resultado em 4-1 até ao fim do primeiro parcial. A Polónia entrou forte no segundo tempo e tentou anular o domínio montenegrino mas sem sucesso, uma vez que a escalada no marcador só parou nos 10-5. No terceiro período, o Montenegro manteve-se muito forte ao terminar com 17-7 e na última parte a Polónia continuava incapaz de inverter a superioridade adversária que deixou o encontro nuns expressivos 23-8.
O Turquia-Hungria começou muito equilibrado e emotivo, com a vitória no primeiro tempo a sorrir a equipa húngara por 4-5. No segundo período, a Turquia mostrou-se muito ansiosa deixando os adversários elevarem o resultado até aos 5-8. A segunda metade do jogo foi favorável à Hungria que, com alguma facilidade terminou o terceiro parcial a vencer por 5-15 e acrescentou mais cinco golos à conta, fechando o encontro nuns expressivos 5-20.
Num dos jogos mais renhidos da tarde, Sérvia e Espanha nunca tiveram uma diferença superior a dois golo durante todo o encontro. Sempre que a equipa espanhola ganhava vantagem, a Sérvia anulava-a até aos 2-3 no final da primeira parte. O segundo tempo continuou equilibrado, terminando com uma igualdade a quatro golos. Também empatado terminou o terceiro período, mas a sete. O último parcial trouxe uma ligeira vantagem para Espanha que chegou a estar a ganhar por dois golos, mas apesar da Sérvia ter encurtado a vantagem, a resultado final acabou por se fixar em 8-9.
Num duelo mediterrânico, Itália defrontou a Grécia num encontro que começou favorável aos gregos, ao terminarem o primeiro período a vencer por 0-2. Na segunda parte, a equipa italiana entrou mais forte e assertiva conseguindo cancelar a vantagem grega e ir para o intervalo com o marcador empatado a três. Seguiram-se oito minutos intensos, com as equipas a controlarem-se mutuamente apesar do parcial terminar favorável aos italianos por 6-5. No último tempo inverteu-se o resultado e a Grécia somou mais uma vitória neste Europeu, desta vez por 7-9.
O Croácia-Rússia começou favorável à equipa croata e manteve-se até ao final da primeira parte que terminou com 5-4 no placard. Seguiram-se oito minutos muito enérgicos entre as duas equipas que terminaram empatadas a sete. No terceiro tempo, os croatas procuraram a vantagem e conseguiram chegar ao final do período a vencer por 10-9. No quarto parcial a equipa russa não conseguiu anular a vantagem e acabou mesmo por perder por 12-10.
Os jogos são transmitidos, em direto, por streaming, em: http://www.len.eu
As fotografias da competição estão disponíveis em: https://federacaoportuguesadenatacao.pixieset.com