«Vamos dar um passo em frente e ficar mais fortes»

Image

Depois de um dia de descanso a Seleção Nacional de polo aquático feminina volta a entrar na água amanhã para defrontar a Hungria (15.30 horas), outra potência mundial da modalidade – é a seleção que mais medalhas conquistou em europeus, nomeadamente três de ouro, cinco de prata e seis de bronze – e que na jornada inaugural ganhou à campeã olímpica Espanha (9-7).

Reconhecendo favoritismo ao adversário, Ferran Pascual diz que a equipa nacional encontrará novos desafios, diferentes dos que teve no jogo com a Espanha. «Gostava de ver frente à Hungria algo parecido ao que fizeram com a Espanha. As húngaras ainda são mais fortes na pressão, mais fortes fisicamente e com mais quilos e isso implica que no um para um vamos sofrer mais. As espanholas são jogadoras mais técnicas, mais inteligentes e mais rápidas, as húngaras mais fortes», afirmou o selecionador português, que olha para este duelo como uma oportunidade das suas jogadoras continuarem a crescer coletivamente: «Temos de preparar bem o jogo bem para não perder muitas bolas, tentar meter mais bolas na pivot, permitir que as jogadoras não sofram muito, consigam respirar e jogar mais tranquilas. É tentar seguir o plano de jogo e dar um passo em frente, competindo com uma seleção mais forte como sucedeu com Espanha.»

Com o importante triunfo diante da Roménia previsivelmente Portugal terminará na terceira posição do Grupo B, sendo que na segunda fase da competição poderá defrontar a Suíça ou Grã-Bretanha. Um jogo que é encarado como uma primeira final. «Poderá ser a Suíça ou Grã-Bretanha, mas pensamos que será a Suíça. E esse jogo vai ser uma final, como sucedeu no jogo com a Roménia, para aquilo que é o nosso objetivo de ficar nos 12 primeiros classificados. Vamos lutar por isso e acredito vamos melhorar jogo após jogo. Tivemos todos menos tempo para preparar este Europeu, por razões profissionais e académicas, mas cada vez que estamos juntos melhoramos e tenho a certeza de que vamos chegar ao jogo da Suíça no melhor momento desta equipa», sublinhou.