Angélica André vence na Macedónia

Image

Angélica André venceu hoje os 10 km da Taça LEN Ohrid (Macedónia). Uma competição do circuito Europeu onde Mafalda Rosa foi 4.ª classificada. Na prova masculina, Tiago Campos foi 10.º e Rafael Gil 11.º classificado.

Angélica André (Fluvial Portuense) controlou sempre a competição para se impor com um forte 'sprinte' nos últimos metros, cortando a meta com 1.55,47 horas, um segundo menos que a italiana Ginevra Taddeucci (1.55,48). O terceiro lugar foi para a alemã Angela Maurer (1.57,20).

“Foi uma prova que deu para gerir o esforço, as primeiras três voltas segui no grupo”, explica Angélica André a sua táctica para a prova. “Tinha quase a certeza que na quarta ou quinta volta os rapazes iam apanhar o grupo das raparigas [a prova masculina partiu antes da feminina para o mesmo circuito]. E assim foi, quando os rapazes passaram pelo grupo feminino, eu segui com eles e comigo também foi uma nadadora a Itália [Ginevra Taddeucci], acabando por disputar entre nós as duas até a reta final”, conclui a nadador do Fluvial Portuense.

Destaque para o quarto lugar da jovem Mafalda Rosa (CN Rio Maior), com 1.57,21, apenas a um segundo do pódio. “É a segunda Taça da Europa Absoluta de 10km que faço. Senti que melhorei em relação à anterior pois consegui acabar forte e a ‘sprintar’ pelo 3.º lugar. Tenho o objetivo nos Jogos Mediterrâneos daqui a 2 semanas”, explica a pupila do treinador Nuno Ricardo.

Na prova masculina, o grego Charalampos Kynigakis venceu com 1.47,04, à frente do Israelita Daniel Szekelyi (1.47,08) e do russo Yuval Safra (1.47,09). Tiago Campos (CN Rio Maior) cortou a meta em 10.º com 1.47,39. Rafael Gil (Sporting) foi 11.º com 1.47,41.

Rui Borges, (treinador Angélica André): “Prova bastante inteligente da Angélica.  Na primeira metade controlou o ritmo. No meio da quarta volta os masculinos passaram por elas e a Angélica arrancou nesse momento aproveitando a ‘boleia’. A última volta já fez sozinha com a italiana deixando para os últimos metros o ‘sprinte’ final... Estamos muito contentes com esta vitória, que traz mais confiança mas também mais responsabilidade. Agora vamos disfrutar do momento e a partir de amanhã, começamos a trabalhar para os Jogos do Mediterrâneo.”

Tiago Campos (10.º): “Fiz uma prova sempre bem colocado no grupo, na última volta podia ter subido mais no grupo para o ataque final. Acabei em 10.º lugar, um bom indicador para a prova dos Jogos Mediterrâneos em Patras.”

Rafael Gil (11.º): “Um 11.° que soube a pouco! Fiz uma prova incrível até aos 8.5km sempre a gerir a prova nos primeiros 2 lugares! Acabei por perder lugares na reta final e não aguentar o grupo! Uma prova com fato e abastecimentos diferentes… novas experiências. Próxima semana arrancamos para os Jogos Mediterrâneos de Praia.”

RESULTADOS