Angélica André venceu hoje os 10 km da Taça LEN Ohrid (Macedónia). Uma competição do circuito Europeu onde Mafalda Rosa foi 4.ª classificada. Na prova masculina, Tiago Campos foi 10.º e Rafael Gil 11.º classificado.
Angélica André (Fluvial Portuense) controlou sempre a competição para se impor com um forte 'sprinte' nos últimos metros, cortando a meta com 1.55,47 horas, um segundo menos que a italiana Ginevra Taddeucci (1.55,48). O terceiro lugar foi para a alemã Angela Maurer (1.57,20).
“Foi uma prova que deu para gerir o esforço, as primeiras três voltas segui no grupo”, explica Angélica André a sua táctica para a prova. “Tinha quase a certeza que na quarta ou quinta volta os rapazes iam apanhar o grupo das raparigas [a prova masculina partiu antes da feminina para o mesmo circuito]. E assim foi, quando os rapazes passaram pelo grupo feminino, eu segui com eles e comigo também foi uma nadadora a Itália [Ginevra Taddeucci], acabando por disputar entre nós as duas até a reta final”, conclui a nadador do Fluvial Portuense.
Destaque para o quarto lugar da jovem Mafalda Rosa (CN Rio Maior), com 1.57,21, apenas a um segundo do pódio. “É a segunda Taça da Europa Absoluta de 10km que faço. Senti que melhorei em relação à anterior pois consegui acabar forte e a ‘sprintar’ pelo 3.º lugar. Tenho o objetivo nos Jogos Mediterrâneos daqui a 2 semanas”, explica a pupila do treinador Nuno Ricardo.
Na prova masculina, o grego Charalampos Kynigakis venceu com 1.47,04, à frente do Israelita Daniel Szekelyi (1.47,08) e do russo Yuval Safra (1.47,09). Tiago Campos (CN Rio Maior) cortou a meta em 10.º com 1.47,39. Rafael Gil (Sporting) foi 11.º com 1.47,41.
Rui Borges, (treinador Angélica André): “Prova bastante inteligente da Angélica. Na primeira metade controlou o ritmo. No meio da quarta volta os masculinos passaram por elas e a Angélica arrancou nesse momento aproveitando a ‘boleia’. A última volta já fez sozinha com a italiana deixando para os últimos metros o ‘sprinte’ final... Estamos muito contentes com esta vitória, que traz mais confiança mas também mais responsabilidade. Agora vamos disfrutar do momento e a partir de amanhã, começamos a trabalhar para os Jogos do Mediterrâneo.”
Tiago Campos (10.º): “Fiz uma prova sempre bem colocado no grupo, na última volta podia ter subido mais no grupo para o ataque final. Acabei em 10.º lugar, um bom indicador para a prova dos Jogos Mediterrâneos em Patras.”
Rafael Gil (11.º): “Um 11.° que soube a pouco! Fiz uma prova incrível até aos 8.5km sempre a gerir a prova nos primeiros 2 lugares! Acabei por perder lugares na reta final e não aguentar o grupo! Uma prova com fato e abastecimentos diferentes… novas experiências. Próxima semana arrancamos para os Jogos Mediterrâneos de Praia.”