Fernando Leite: «O paradigma de treino não pode ser o existente»

Image

A seleção nacional de Juniores competiu durante quatro dias no Torneio de Apuramento - Qualification Tournament to the Men's European Junior Water Polo Championship – de 2 a 5 de maio, em Rio Maior.

O selecionador nacional Fernando Leite faz o balanço da participação da seleção nacional, o trabalho que foi realizado, a prestação da equipa e aponta o caminho que a seleção terá de percorrer para ambicionar objetivos mais altos:

“Depois de perder não é fácil arranjar pontos positivos, mas eles existiram: A entrega do grupo de jogadores durante o torneio foi boa; o crescimento desde outubro até ao apuramento em alguns indicadores também existiu; conseguimos em certos momentos dos jogos equilibrar, mas não chega. O que nos falta é consistência de treino no dia a dia. O jogador português chega ao fim de um mês de treino com menos uma semana de treino do que os jogadores que defrontamos. Temos de melhorar na força, é necessário um trabalho de base nos escalões anteriores para quando chegarem a estas idades estarem preparados. O nado também, não pode ser nestas idades de Sub 17 que vamos trabalhar aspetos que já deviam estar consolidados. A mentalidade e a abordagem ao treino têm de ser diferentes. O paradigma de treino não pode ser o existente. Poderá chegar para consumo interno, mas não é suficiente para o contacto internacional.

A direção da FPN está consciente de que precisamos de proporcionar momentos competitivos às seleções nacionais, é algo que tem de ser regular e constante.

Quero agradecer a Ana Silva e a Patrícia Magalhães pela disponibilidade e colaboração demostrada, aos pais dos jogadores envolvidos pela ajuda e carinho proporcionado, aos clubes e treinadores pela cooperação.

Estendo o agradecimento ao ‘staff’ da federação por conseguir organizar um evento de grande qualidade e proporcionar uma zona de conforto ao grupo de trabalho.

Para finalizar quero dizer que assumo as opções de escolha de jogadores que na minha opinião são os melhores, e as opções táticas e de trocas de jogadores durante os jogos. Este trabalho de seleções jovens não deve parar, é um trabalho de médio longo prazo, e deve ser mantido independentemente do selecionador.

RESULTADOS:

Eslovénia 6 x Roménia 10 (1-0; 2-3; 2-2; 1-5)

PORTUGAL 9 x Bielorrússia, 11 (1-2, 0-2, 3-5 e 5-2).

Roménia 4 x Alemanha 9 (0-2; 1-2; 2-2; 1-3)

Bielorrússia 9 x Eslovénia 19 (2-2; 2-4; 3-6; 2-7)

Alemanha 10 x Bielorrússia 5 (3-0; 2-0; 2-4; 3-1)

Eslovénia 22 x PORTUGAL 12 (6-5; 6-1; 7-2; 3-4)

Bielorrússia 5 x Roménia 19 (2-6; 2-5; 1-3; 0-5)

PORTUGAL 7 x Alemanha 19 (1-5; 1-5; 2-3; 3-6)

Alemanha 14 x Eslovénia 3 (4-0; 3-1; 4-0; 3-2)

Roménia 20 x PORTUGAL 5 (4-0, 4-2, 5-3, 7-0).

Torneio de Qualificação para o Europeu de Juniores foi organizado pela LEN – Liga Europeia de Natação, a Federação Portuguesa de Natação, a Associação de Natação do Distrito de Santarém e do Rio Maior Sports Centre.

RESULTADOS:

http://www.microplustiming.com/lenejwpc2019/index_web.php?cal=1