Encontro Nacional de Águas Abertas para jovens nadadores no Jamor

Image

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) organiza um Encontro Nacional de Águas Abertas no Jamor, sábado e domingo, 5 e 6 de janeiro, de acordo com o plano de desenvolvimento da disciplina com o objectivo de sensibilizar e facultar formação específica a nadadores referenciados pela Direção Técnica Nacional e respetivos treinadores.

“Este encontro está destinado aos nadadores mais jovens que têm possibilidades (pela idade e escalões que integram) de lutar por integração na seleção júnior de AA. Com esta premissa foram chamados para este encontro com os seus treinadores, de forma a terem um contato com a disciplina, conhecerem as suas especificidades e abrirem o seu leque de opções enquanto nadadores”, explica o DTN para as Águas Abertas Daniel Viegas.

Para os treinadores presentes “este é um momento de formação específica na área, e também um excelente momento de partilha e troca de ideias, pois contamos com treinadores que já têm experiência na disciplina e um grupo que tem os primeiros contatos mais concretos com a mesma”, acrescenta o técnico FPN.

A ação de fim de semana prevê um plano muito diversificado, “onde os nadadores vão ter a oportunidade de perceber o PAR de AA, as particularidades da disciplina e ainda experienciar um conjunto de tarefas específicas, bem como nadar uma experiência de AA no ambiente controlado da piscina do Jamor”.

“O grande objetivo da atividade prende-se com a importância de alargar o número de nadadores e clubes envolvidos na disciplina, mostrando as mais valias que as AA podem ter no desenvolvimento multidisciplinar do nadador. E, assim, alargar o leque de opções dos nadadores, com uma disciplina que é olímpica e começa a ganhar um enorme destaque no panorama nacional e internacional”, conclui Daniel Viegas.

Esta seleção foi realizada de acordo com os rankings nacionais dos 1500 livres no setor masculino e 800 livres no feminino, em piscina longa, com tempos obtidos até 31 de julho de 2018. quatro Nadadores por género e ano de nascimento. Poderá a DTN incluir nadadores que considere de interesse para a ação.

Estão presentes 25 nadadores e 17 treinadores de 16 clubes distintos. Foram convocados os seguintes nadadores nascidos em 2003, 2004 e 2005 (masculinos) e em 2003, 2004 e 2005 (femininas): Miguel Oliveira DNMG; Marisa Nobre ASSSCC; Tomás Sarreira DNMG; Soraia Delgado CPCD; Eduardo Vieira NBM; Marta Pires SAD; José Gonçalves ADF; Carolina Fernandes CGA; Vítor Clara ADBA; Maria Moura SCP; Bernardo Simões CNCVG; Matilde Florêncio CAQCV; Diogo Ribeiro CUC; Carolina Pinho FCP; Nuno Silva ADBA; Beatriz Cardeal AVFC; Martim Machado CUC; Mafalda Rosa CNRM; Vítor Oliveira ASSSCC; Francisca Martins FOCA; Rui Fernandes CDN; Joana Ribeiro SLB; Gonçalo Gomes FBSC; Carolina Soares CNV.

Foram convidados um técnico por clube dos nadadores convocados.

Estando programada uma ação de formação no âmbito do treino e características da disciplina de águas abertas para os treinadores presentes. Formação: 8 horas de formação ao longo do fim-de-semana (formação creditada IPDJ)

Programação: Três sessões de água – treinos e trabalho específico de AA.

Duas sessões teóricas – Fundamentos das Águas Abertas, adaptabilidade de planeamentos, adaptações técnicas para as AA.