Seleção Nacional em 8.º em equipas livres

Image

A seleção portuguesa voltou hoje a melhorar a sua pontuação na Taça COMEN – Mealhada 2017 ao somar 69,6000 pontos na final de equipas livres, totalizando 134,7822, que lhes garantiu o 8.º lugar na Taça COMEN dos países mediterrânicos e o 12.º lugar na competição OPEN. Uma competição dominada pela Rússia, seguida da Espanha e Estados Unidos.

As portuguesas registaram 20,7000 na execução, 28,4000 na impressão artística e 20,5000 na dificuldade de execução.

A seleção nacional, composta por oito nadadoras mais três de reserva, participou em todas as competições da Taça COMEN com destaque para os 69,6000 pontos das equipas livres; A equipa de oito portuguesa registou ainda a pontuação de 69.3000 na prova de combinados livres. Referência ainda para o dueto português Telma Teixeira e Mariana Teixeira, que somou 68.0668 pontos na prova livre.

Rita Silva, a nadadora destacada para o comentário final da competição, considerou esta participação uma “experiência única” para esta jovem geração de nadadoras. “Estamos muito felizes com esta competição, porque conseguimos atingir os nossos objetivos”. Para a jovem nadadora do FOCA - Felgueiras “estes resultados só forma possíveis para grande paixão que todas as nadadoras têm pela natação sincronizada”.

A portuguesa recorda que para chegarem aqui “tiveram de treinar muito, mas valeu bem a pena porque mostrámos que podemos continuar a evoluir e atingir um nível mais elevado”.

“Estarmos a competir entre as melhores do mundo, como as russas, é muito motivador, é uma inspiração para nós”, conclui Rita Silva, a porta-voz da equipa juvenil que terá seis nadadoras no escalão superior na próxima época e outras seis a permanecer no escalão de juniores.

Miguel Miranda, vice-presidente FPN para a natação sincronizada e diretor da competição considera a organização da Taça COMEN-Mealhada 2017 “um sucesso” tanto no aspeto organizativo como competitivo.

Para o dirigente esse sucesso passou pela “boa colaboração” entre as três entidades envolvidas na organização – FPN, Associação de Natação Centro Norte de Portugal e CM da Mealhada, “bem refletida na forma as seleções e respetivas treinadoras e nadadoras elogiaram a organização da competição”.

No plano competitivo, o vice-presidente da FPN considera esta a “melhor participação com as melhores pontuações de sempre. Os objetivos foram atingidos e superados numa competição COMEN de países mediterrâneos, mas também OPEN com a presença dos melhores países da natação sincronizada”.

Miguel Miranda em conclusão: “estes resultados demonstram que estamos no bom caminho para continuarmos a trabalhar para o futuro da natação sincronizada e assim podermos concretizar o sonho de Tóquio 2020.”

Manuel Pereira, presidente da Associação de Natação Centro Norte de Portugal, entidade parceira da organização com a FPN e a Câmara Municipal da Mealhada, considera que a Taça COMEN “foi um grande êxito, não só pelo nível de resultados como também pela organização assim como pela assistência presente nas bancadas”, o dirigente assume: “não foi surpresa o número de 30 países presentes, assim como das 262 nadadoras em competição. Isto porque consideramos que como diz o ditado: “temos de semear para colher mais tarde”.

SELEÇÃO:

Ana Bárbara Costa (SAD), Mariana Silva Teixeira (FOCA), Francisca Sena Fonseca (GESLOURES), Marta Amaral Moreira (GESLOURES), Inês Silva Valente (CRM), Marta Margarida Costa (CRM), Joana Oliveira Fonseca (OSCN), Rita Manuel Silva      (FOCA), Lara Mónica Silva (FOCA), Telma Barros Teixeira (FOCA), Mariana Nogueira Ganhão (AMINATA).