Quarteira recebe Campeonato Nacional da 1.ª Divisão

Image

Depois dos nacionais da 3.ª e 2.ª Divisão, que tiveram lugar em Tomar, agora é a vez das piscinas municipais de Quarteira receberem o Campeonato Nacional da 1. Divisão. Ao todo, 325 nadadores representando 23 clubes lutarão pela melhor classificação coletiva durante as quatro sessões agendadas para sábado e domingo, sendo que os três últimos classificados no setor masculino e feminino serão despromovidos à 2.ª Divisão na próxima época.

Desde a paragem provocada pela pandemia do Covid-19, ou seja, nas últimas quatro temporadas, Benfica e Sporting têm dominado a classificação.

No setor masculino, os encarnados ganharam as três últimas edições, sendo que a última vez que o Sporting foi campeão foi na temporada de 2021/2022.

Já no setor feminino invertem-se as posições, com as leoas a ganharem três títulos nas últimas quatro épocas (só em 2023/2024 o Benfica ganhou).

Refira-se que no masculino o Sport Algés e Dafundo continua a ser a equipa com mais títulos (10), enquanto no feminino é o FC Porto (15), contabilizando apenas os títulos conquistados a partir da época 1986/1987.

A finalizar recorde-se que de acordo com a recente Circular n.º 24/25, de 11 de dezembro, a Federação Portuguesa de Natação informou todos as Associações Territoriais e clubes que, por razões de segurança, saúde pública, bem-estar de todos os participantes, regularidade competitiva e cumprimento do quadro legal aplicável é proibida a entrada ou utilização no interior da piscina de instrumentos e equipamentos suscetíveis de produzir ruído nocivo, excessivo ou incomodativo, designadamente, buzinas e instrumentos de sopro análogos, sirenes e dispositivos equivalentes, bombos, tambores e outros instrumentos de percussão, megafones e dispositivos eletrónicos de amplificação sonora, não expressamente autorizados pela organização. 

Informações e resultados: https://www.swimrankings.net/index.php?page=CalendarDetail&CalendarId=228917174