«Competir ao mais alto nível»

Image

É a mais experiente nadadora portuguesa que está no Campeonato da Europa de Lublin, na Polónia, de 2 a 7 de dezembro, prova em que somará a sua 38.ª internacionalização.

Basta atentar ao seu currículo para ver a longevidade de Ana Rodrigues e a sua consistência de resultados. Foi olímpica em Londres (2012), tem qualquer coisa como 157 títulos de campeã nacional (137 como individual), é a nadadora com mais títulos nacionais absolutos (92) e ao longo da sua carreira já bateu quase 100 (tem 99) recordes nacionais, além de outras conquistas como o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude (Singapura, em 2010) ou a prata nos Jogos Mediterrâneo (Oran, Argélia, em 2022), ambas nos 50 bruços.

Neste Europeu (será a sua 9.ª presença) irá nadar os 50 e 100 bruços, sempre com ambição renovada. «Quero competir ao mais alto nível e lutar por um lugar numa meia-final. Tudo o que vier por acréscimo será fruto do trabalho desenvolvido», disse Ana Rodrigues, que tem dado bons indicadores ao seu treinador Rafael Ribas: «A preparação tem corrido dentro do esperado, os indicadores nos treinos são bons e estamos prontos para competir e mostrar todo o trabalho feito. E se tudo se alinhar no momento certo podemos conseguir resultados de nível alto.»