Recordista nacional nos 100 estilos e 100 mariposa em piscina curta, Mariana Cunha parte para Lublin, na Polónia, onde terá lugar o Campeonato da Europa de piscina curta, de 2 a 7 de dezembro - a competição terá transmissão na RTP (as sessões matinais serão na RTP Play; as vespertinas na RTP2) -, com ambição de melhorar os seus melhores registos pessoais e, assim, marcar presença nas finais.
«Neste Europeu de piscina curta quero fazer recordes pessoais em todas as provas que vou nadar e lutar por um lugar nas finais. Sei que o nível competitivo é bastante elevado, mas irei encarar esse desafio com toda a garra possível», assumiu Mariana Cunha, que irá nadar os 50, 100 e 200 mariposa e também os 200 estilos.
Medalha de bronze no Europeu de sub-23, em Dublin (2023), além de outras conquistas como no Multinations Junior Meet (em 2021), em Brovary (Ucrânia), onde conquistou duas medalhas de ouro nos 50 e 100 mariposa, além de três bronzes nas estafetas, Mariana Cunha é orientada por Bernardo Graça que também não esconde a ambição de ver a sua nadadora marcar presença nas finais e superar-se. «A nossa expectativa é sermos o mais competitivos possível. Isso significa procurar recordes pessoais em todas as provas e lutar pela presença nas finais dos 100 e 200 mariposa e 200 estilos. Sabemos que para alcançar estes objetivos será fundamental apresentar performances acima dos nossos atuais recordes pessoais, mas foi para isso que trabalhamos ao longo deste macro», frisou.
