É a primeira vez que estará presente num Campeonato da Europa de piscina curta, mas o seu trajeto ascendente promete uma Rafaela Azevedo ao seu melhor nível. No Europeu de Lublin, na Polónia, que se realiza de 2 a 7 de dezembro, a nadadora promete dar o seu melhor nas provas de 50 e 100 costas.
«Estou muito feliz por participar na minha primeira prova internacional em piscina curta e representar mais uma vez o nosso país. Vou dar o máximo para estar no meu melhor nível», frisou a nadadora que está no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor desde 2021, detém o recorde nacional dos 50 costas em piscina longa e durante o seu percurso já foi medalha de bronze no Europeu de juniores de 2019, em Kazan (Rússia) nos 100 costas, feito que três anos depois repetiu nos Jogos Mediterrâneos em Oran (Argélia), em 2022.
Já o seu treinador, Samie Elias, sublinhou que o «Europeu de piscina curta é uma excelente oportunidade de evolução competitiva e preparação para desafios maiores. Vamos aproveitar o momento para consolidar trabalho e crescer como equipa, sem perder o foco nos objetivos principais da temporada», assumiu.
