Rio Maior recebe encontro de seleções

Image

As seleções nacionais de juvenis, juniores e seniores de natação reúnem-se nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, para o Encontro Nacional das Seleções, que assinala o arranque da época 2025/2026.

O estágio, para o qual foram selecionados mais de 50 nadadores nos diferentes escalões, é promovido pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) e junta atletas, treinadores e equipas técnicas num programa que combina treinos práticos, sessões teóricas e reuniões estratégicas. Entre os temas em destaque estão as atualizações regulamentares, a prevenção de lesões e nutrição desportiva e a definição dos objetivos nacionais e internacionais para a nova época desportiva.

Foram convocados alguns dos principais nomes da natação portuguesa, como Diogo Ribeiro (SLB), Ana Rodrigues (SCB), Camila Rebelo (ALN) e Francisco Silva (GDNFAMA), além de jovens promessas que começam a destacar-se no panorama nacional.

Segundo a Direção Técnica Nacional, o encontro pretende alinhar estratégias e inspirar os mais jovens com a experiência da elite sénior, reforçando a continuidade entre formação e alto rendimento.

O estágio termina na tarde de 28 de outubro, com uma sessão de treino coletivo e a apresentação oficial do Plano de Alto Rendimento 2026.

 

CAR Jamor e CTAR Coimbra

A FPN apresentou os grupos de trabalho do Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor e do Centro de Treino de Alto Rendimento (CTAR) de Coimbra para a época 2025/2026.

No CAR Jamor, o destaque vai para Diogo Ribeiro (SLB), campeão do mundo em Doha 2024 nos 50m e 100m mariposa e campeão europeu sub-23 em 2025. A sua presença eleva a fasquia do grupo, que integra ainda nomes como Diana Durães (SLB), referência olímpica e recordista nacional, e jovens em ascensão como Rafaela Azevedo (SAD), Gonçalo Azevedo (FCP) e Afonso Freitas (CNN).

O grupo é acompanhado por uma equipa técnica composta por Samie Elias, Igor Silveira, Felipe Falcoski, Daniel Moedas e Rui Escaleira.

Já no CTAR Coimbra, o protagonismo recai sobre Camila Rebelo (ALN), campeã da Europa absoluta em Belgrado 2024 e olímpica em Paris, e Gabriel Lopes (ALN), medalhado no Europeu de 2022 e campeão do mundo universitário em 2023. A equipa conta ainda com atletas da natação adaptada, como Diogo Cancela (ALN), medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de 2024, Tomás Cordeiro (ALN), finalista paralímpico, e Susana Veiga (CFB), medalhada em competições internacionais de natação adaptada.

O grupo é orientado pelos técnicos Vítor Ferreira, Gonçalo Neves, Ricardo Vidal e Rui Escaleira.

No comunicado hoje publicitado no site da FPN pode ainda consultar, no link abaixo, o Plano de Alto Rendimento da disciplina de Natação Pura para o ano de 2026

Mais informações: https://fpnatacao.pt/uploads/Comunicado_FPN_N%C2%BA_39-25.pdf