Uma grande prova e ao seu melhor nível. Ricardo Soares bateu o recorde nacional na final dos 400 metros livres S7 com o registo de 5.07,70 minutos. O nadador português foi sétimo, fez uma prova consistente e acabou por ser premiado, melhorando a sua própria marca (o antigo máximo nacional que detinha era de 5.08,47 minutos).
No final da prova, Ricardo Soares não escondeu a sua satisfação. «Senti-me bem, um pouco moído pela eliminatória da manhã que me deixou com algumas dúvidas mesmo durante o aquecimento para a final, mas estou muito satisfeito. Bati o recorde nacional, é verdade que tinha um tempo e uma ambição em mente que não era este, mas quase o consegui e não deixa de ser recorde nacional. Por isso estou muito contente», confessou o nadador, naquele que foi o seu primeiro Mundial e já está a pensar no Europeu do próximo ano: «Esta é uma prova que nado há muito e passados estes anos todos fazer o meu melhor e ser sétimo na final deixa-me extremamente satisfeito. Futuro? É focar-me no tempo que ambiciono fazer e começar a pensar no Europeu do próximo ano.»
Já Tomás Cordeiro foi oitavo na final dos 200 metros estilos SM 10, terminando a prova com 2.21,93 minutos. Um registo ainda longe do seu recorde pessoal e nacional (2.16,83 minutos), mas que se explica com uma época muito atribulada. «Penso que fiz uma boa prova na eliminatória, com apenas dois meses de preparação fiz o meu segundo melhor tempo aos 200 estilos, mas na final sabia que seria difícil melhorar. Mas no geral estou contente», afirmou o nadador, frisando que nesta prova (ainda irá nadar os 100 metros costas) o objetivo foi cumprido: «Estive seis meses lesionado, a três meses do campeonato tive uma doença grave que me obrigou a estar mês e meio fora de água e com dois meses consegui fazer o meu segundo melhor tempo. O objetivo era a final e foi conseguido. Agora é aproveitar o resto do campeonato e ainda tenho um objetivo pessoal e espero consegui-lo. Ainda vou nadar os 100 metros costas e vou continuar a trabalhar para me surpreender.»
Amanhã João Fidalgo faz a sua estreia neste Mundial, na prova de 400 metros livres S10. Já Ana Castro está de regresso à piscina do OCBC Aquatic Centre, desta feita para nadar os 100 metros mariposa S8.
