Europeu Sub 18 Rio Maior 2025 - Portugal venceu a Lituânia, por 16-14 após grandes penalidades

Image

Portugal venceu hoje a Lituânia, por 16-14, e lidera o grupo D do Campeonato da Europa Sub 18 - Division 1 – que decorre em Rio Maior de 18 a 24 de agosto.

Na partida mais equilibrada deste europeu, a formação portuguesa chegou ao empate no tempo regulamentar por 13-13, com os parciais 2-4, 4-2, 2-4, 5-3 para nas grandes penalidades se superiorizar por 3-1.

A formação lusa orientada pelo técnico Vítor Macedo mostrou uma capacidade de resistir à pressão exercida pela Lituânia demonstrando uma capacidade de resistir no coletivo que lhe permitiu chegar aos penalties e vencer.

Vítor Macedo, treinador: «A equipa esteve muito forte, coesa. Do ponto de vista da equipa estivemos muito bem. A forma como no último ataque ainda tivemos oportunidade de passar para a frente do marcador mostra o caracter e o trabalho que realizamos para estar aqui. É uma vitória essencialmente do colectivo, do nosso acreditar, não estivemos à frente do resultado. Revela o orgulho e a responsabilidade demonstra a importância de representar o nosso país.

No plano físico portaram-se bem. Os adversários são bastante fortes muito grandes ainda resistimos e “os homens não se medem aos palmos”. A época já vai longa para alguns jogadores. Tivemos a perda de um jogador importante durante o jogo, isso também teve alguma influência. Exigiu ainda mais dos colegas.

Agora, vamos jogar os quartos de finais na sexta-feira com a equipa a definir ainda amanhã ou quinta feira dos restantes grupos.»

Diogo Carvalho: «Foi um jogo muito importante, com muita intensidade, vontade de ganhar. Procurámos trabalhar muito no coletivo comunicando bem uns com os outros motivando-nos para que fosse possível continuar a lutar para chegar ao empate e mesmo à vitória com aconteceu. Claro que senti pressão, mas é normal.»

Francisco Ferras: «Realizámos um trabalho longo durante estas últimas três semana com uma preparação muito intensa. Estivemos sempre atrás do resultado. Nunca tivemos à frente e empatamos no final e fomos para as grandes penalidades e ganhámos. Nunca baixámos os braços e o esprito da equipa foi fundamental.»

PORTUGAL: Diogo Carvalho, Ivo Costa, João Xavier, Rafael Pereira (4), Duarte Pinto (1), Salvador Santos (1), Renato Ferreira (3), Francisco Ferras (3), Rafael Monteiro, Luís Branco, Tiago Pereira, Gonçalo Torres, Tiago Moreira, Miguel Santos (1).

Treinador: Vítor Macedo.

LITUÂNIA: Lukas Andrejaitis, Martynas Filistovic, Augustas Filistovic, Patrikas Gudinovic, Anton Jarmolkovic, Konrad Karpic Jonas Krivelis, Mantas Meldaikis, Ignas Paskevicus, Patryk Pasuk, Mantas Patasius, Kasparas Reimija, Benas Siliunas, Paulius Stasionis, Daniel Suboc.

Treinador: Igor Martinovic.

MAIS INFORMAÇÃO