Sorteio das Competições Europeias de Clubes 2025/2026 define adversários das equipas portuguesas
Realizou-se hoje, em Zagreb, o sorteio das provas europeias de clubes da época 2025/2026, organizadas pela European Aquatics. Foram conhecidas as composições dos grupos da nova Conference Cup e da Challenger Cup, em ambos os géneros, com presença de três formações portuguesas.
No setor masculino, o Vitória Sport Clube (1.º classificado do Campeonato de Portugal 2024/2025) vai disputar a Conference Cup – Ronda de Qualificação 1, inserido no Grupo C, juntamente com Banja Luka (Bósnia-Herzegovina), Sete Natation (França) e o anfitrião Mornar Split (Croácia). Os jogos decorrem entre 7 e 9 de novembro, em Split. Os dois primeiros classificados de cada grupo seguem para a 2.ª ronda, juntando-se a equipas provenientes das qualificações da Euro Cup.
Também nos masculinos, o Clube Naval Povoense (5.º classificado do Campeonato), estreante nestas andanças, estará na Challenger Cup – Ronda de Qualificação 1, integrado no Grupo B, a disputar-se em Maribor (Eslovénia), entre 28 e 30 de novembro. Os poveiros terão pela frente AVK Branik Maribor (Eslovénia – anfitrião), Carouge Natation (Bélgica) e Ljubljana Slovan (Eslovénia). Os dois primeiros seguem para a 2.ª ronda.
No setor feminino, o Clube Fluvial Portuense (vice-campeão nacional) é o único representante português nas competições europeias, alinhando na Conference Cup – Ronda de Qualificação 1. As portuenses viajarão até Itália para disputar o Grupo C, entre 14 e 16 de novembro, frente a Tenerife (Espanha), Dalton Koleji (Turquia) e Brizz Nuoto (Itália – anfitrião).
Declarações dos treinadores:
Vítor Macedo (treinador VSC): «Sabíamos que esta competição teria um acréscimo de dificuldade relativamente à Challenger Cup, mas decidimos propor-nos a um desafio maior no sentido de nos superarmos e crescermos enquanto equipa. Quer a equipa croata, quer a francesa são de países com muita tradição na modalidade, por isso esperamos um nível bastante alto. Os campeões da bósnia, já os defrontamos em épocas anteriores e é uma equipa que poderá estar aparentemente ao nosso alcance. O nosso objetivo é sermos competitivos e superarmo-nos em cada jogo.»
Miguel Ramalheira (Treinador CNPO): «Sendo a nossa estreia na competição, naturalmente iremos defrontar adversários de grande dificuldade, mas partimos para a competição com uma enorme ambição. Duas equipas eslovenas, um país de ranking superior ao nosso, o que desde já promete jogos extremamente difíceis. O Liubliana tem participado na Challenger e o Maribor é o atual campeão esloveno, o que diz bem da valia das equipas. O Carouge é uma equipa que tem vindo a participar nas competições europeias e o ano passado teve um jogo equilibrado contra o fluvial portuense, o que revela que naturalmente será também um grande desafio. Estamos muito entusiasmados com a nossa estreia nas competições europeias e tenho a certeza que a equipa vai trabalhar muito para competir e representar e dignificar o CNP.»
Ricardo Sousa (Treinador CFP Feminino): «O resultado do sorteio vai-nos dar a oportunidade de competir com equipas com muito valor desportivo. É uma excelente oportunidade para este grupo de jovens jogadoras competirem num patamar europeu, sabemos de antemão que as ações de jogo serão executadas com maior intensidade e teremos que nos preparar e adaptar rapidamente para em jogo sermos competitivos.»