Portugal organiza Europeu feminino absoluto no Funchal em 2026.
O Funchal irá receber o Europeu Feminino Absoluto de 26 de janeiro a 5 de fevereiro de 2026 com a participação da seleção nacional feminina.
Portugal entra assim na rota do polo aquático internacional com uma inédita organização de um europeu feminino de modalidades coletivas absolutas, na capital da Madeira.
Portugal garantiu também já a organização dos Europeus Sub 20 masculinos, 24 a 30 de agosto, e feminino, de 25 de julho a 1 de agosto, ainda sem locais definidos.
Miguel Arrobas, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN): «Para a FPN e para Portugal é muito importante a organização deste Europeu Feminino Absoluto. Será a primeira vez que Portugal recebe um evento feminino absoluto em modalidades coletivas.
Um Europeu que confirma a confiança das entidades internacionais, a European Aquatics e World Aquatics, com a atribuição à FPN e a Portugal da organização de grandes eventos competitivos.
No plano desportivo é também uma aposta da FPN no crescimento do polo aquático e neste caso, em particular, no feminino com esta participação e organização».
A seleção feminina de Portugal garantiu já a presença no Europeu Funchal 2026 ao vencer o grupo A de apuramento, à frente da Roménia e da Chéquia, numa fase que decorreu na Piscina Municipal das Manteigadas, em Setúbal, dos dias 6 a 8 de junho,
Recorde-se que há 10 anos Portugal não disputava uma fase final de um europeu feminino, tendo a último decorrido em 2016. Portugal irá assim participar pela quarta vez numa final do Europeu depois de 2016, 1995 e 1997.
A lista de equipas participantes do Campeonato Europeu Feminino de 2026 já está definida, com oito seleções a garantir vagas após quatro torneios de classificação realizados em junho nos seguintes países: Portugal, Roménia, Alemanha, Turquia, Sérvia, Suíça, Israel e Eslováquia.
As equipas que se classificaram para o campeonato com base na classificação do Europeu de 2024 são: Países Baixos, Hungria, Espanha, Grécia, Itália, França, Grã-Bretanha e Croácia.