Europeu Sub 23 Samorin 2025 - Diogo Ribeiro OURO nos 50 mariposa!!!
Português soma hoje a sua terceira medalha, com ouro nos 50 mariposa, depois do ouro nos 50 livres, com RN, e a prata nos 100 mariposa.
Diogo Ribeiro dominou a final dos 50 mariposa, com 23,01 segundos (a sua 4.ª melhor marca), superiorizando-se ao ucraniano Vladyslav Bukhov (23,09) e ao romeno Denis-Laurean Popescu (23,43).
Nas eliminatórias da manhã dos 50 mariposa, Diogo Ribeiro obteve o 3.º tempo, 23,47. 1.º na 5.ª série. O melhor resultado foi para o ucraniano Vladyslav Bukhov (23,32) seguido do romeno Denis-Laurean Popescu (23,41). O recorde nacional de Diogo Ribeiro é de 22,80 a 24 julho de 2023 em Fukuoka (JPN).
Ainda na manhã de hoje, o português garantiu também a passagem para a final do 100 livres, com o oitavo tempo (49,04 s). Todavia, decidiu competir apenas na final dos 50 mariposa, uma opção técnica já que as duas finais tiveram partidas muito próximas no horário, com os 100 livres primeiro.
Uns Campeonatos Europeus Sub 23 com grandes resultados, marcados também pelo recorde nacional absoluto nos 50 livres para o nadador português que terá como grande objetivo esta época o Mundial de Singapura, que decorrem de 27 de julho a 3 de agosto de 2025.
Em grande momento esteve também Francisca Martins que ontem foi prata nos 400 livres um dia após ser 5.º classificada nos 800 e 200 livres.
Muito bem neste Europeu estiveram também Mariana Cunha ao ser 4.ª nos 200 mariposa e Rafaela Azevedo – 5ª nos 50 costas.
Ricardo Antunes, Diretor Técnico Nacional em balanço: «Este Campeonato Europeu foi um verdadeiro teste para a nossa equipa de natação. Com apenas cinco nadadores, num total de quinze provas individuais, alcançamos a participação em oito finais. Esta seleção fez história na natação portuguesa, com a conquista de 4 medalhas num Europeu.
Estamos incrivelmente orgulhosos das quatro medalhas, incluindo dois títulos de Campeão Europeu e duas medalhas de vice-campeão. Gostaria de fazer um destaque especial para o nosso agora Campeão Europeu, uma performance verdadeiramente notável, nos 50 Livres (recorde nacional absoluto) e 50 Mariposa.
A Francisca Martins também brilhou intensamente ao conquistar o título de Vice-Campeã. Não podemos esquecer a Mariana e a Rafaela, que ficaram tão perto dos lugares do pódio, demonstrando o seu enorme potencial. Para o Ricardo Santos, este campeonato representou um momento crucial de grande aprendizagem, que o fortalecerá.
É esta geração de nadadores que está a alimentar o nosso 'vício' de presença constante em finais de grandes competições. É algo que queremos cimentar cada vez mais, pois a presença assídua em finais é um sinal claro de oportunidade de conquista de pódios. Continuaremos a trabalhar para que esta tendência se mantenha e para que Portugal continue a afirmar-se no panorama da natação europeia e mundial.»
Diogo Ribeiro e Francisca Martins viajam de Samorim (Eslováquia) para Tenerife (Espanha) onde irão realizar um estágio entre 29 de junho e 10 de julho. Estágio onde estará também Diana Durães.
Recorde-se que a seleção para o Mundial de Singapura, que decorre de 27 de julho a 3 de agosto, é composta pelos seguintes nadadores: Diogo Ribeiro, Camila Rebelo, Francisca Martins e Diana Durães.
Resultados de destaque dos portugueses no Europeu Sub 23 Samorim 2025:
Diogo Ribeiro – 1.º nos 50 livres (RN) e 2.º nos 100 mariposa, 1.º nos 50 mariposa.
Francisca Martins – 2.º nos 400 livres, 5.º lugar nos 800 livres e 5.º lugar nos 200 livres.
Marian Cunha – 4.º nos 200 mariposa
Rafaela Azevedo – 5.º nos 50 costas.
RESULTADOS: https://europeanaquatics.org/