Paris 2024 - Os Paralímpicos: Equipa Técnica
Na semana que se iniciam os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, já apresentámos os nossos 4 representantes dentro de água, mas as apresentações não ficam completas sem dar os quatro treinadores responsáveis pela preparação dos quatro nadadores portugueses.
Armando Costa
Armando Costa, 43 anos, Academia de Cultura e Recreio do Concelho de Castro Daire (O Crasto).
Nascido em Ferreirós do Dão, Armando Costa é um treinador com mais de 12 anos de experiência, dedicado a desenvolver jovens atletas. Formado em Educação Física pela Escola Superior de Educação de Viseu, com curso de nível 3 pela Federação Portuguesa de Natação.
Esteve na criação da Secção de Natação do Clube O CRASTO, do qual é coordenador técnico e treinador principal desde 2011 até a presente data.
Iniciou na natação adaptada em 2017, com a participação no Campeonato Regional de Verão – NA, na Póvoa de Varzim, a 21 de maio, onde obteve o mínimo de acesso ao Campeonato do Mundo, World Para Swimming México 2017. E, desde então, tem feito parte da seleção nacional que participou em World Series e no Campeonato do Mundo WPS Cidade do México 2017, no Campeonato da Europa WPS Dublin 2018, no Campeonato da Mundo WPS London 2019, no Campeonato da Europa WPS 2021, no Campeonato do Mundo WPS Funchal 2022 e no Campeonato do Mundo WPS Manchester 2023.
Foi convidado para a equipa técnica da seleção nacional de natação adaptada para a missão para os Jogos Europeus da Juventude 2019 e para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 (nadador diploma paralímpico aos 100m Costas da classe S11).
Foi distinguido por mérito desportivo com a medalha de ouro, pela Federação Portuguesa de Natação, e pela Associação de Natação do Centro Norte de Portugal. E com um louvor pelo Município de Castro Daire.
É acompanhado pelo praticante não competitivo Marco Calhandro.
Carlos Mota
Carlos Mota, 55 anos, Gesloures.
É um treinador de natação com mais de 30 anos de experiência, dedicado a desenvolver jovens atletas com deficiência desde sempre, com curso de nível 3 pela Federação Portuguesa de Natação.
Iniciou a carreira no extinto Clube TAP, prosseguindo na Gesloures até à presente data.
Teve a sua primeira internacionalização nos Jogos Paralímpicos de Sydney 2000 onde a nadadora Susana Barroso foi medalhada de prata e desde então foram vários os nadadores que conseguiu levar ao pódio.
Já com a natação adaptada no âmbito da Federação Portuguesa de Natação marcou sempre presença nas diversas seleções nacionais presentes em World Series, Campeonatos da Europa e do Mundo onde conseguiu várias medalhas com o nadador David Grachat e Daniel Videira.
Foi, ainda, convidado para a equipa técnica da seleção nacional de natação adaptada para a missão para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020 onde os seus nadadores obtiveram diplomas paralímpicos.
Gonçalo Neves
Gonçalo Neves, 43 anos, Associação Louzan Natação.
Nascido em Coimbra, Gonçalo Neves é um treinador de natação com mais de 10 anos de experiência dedicado a desenvolver jovens atletas. Formado em Educação Física pela Escola Superior de Educação de Coimbra, com curso de nível 3 pela Federação Portuguesa de Natação.
Iniciou a carreira no Clube Desportivo Lousanense, prosseguindo na Associação Louzan Natação até à presente data.
Teve a sua primeira internacionalização na natação adaptada em 2022, em Itália na WPS World Para Series in Lignano Sabbiadoro, e seguiu-se a primeira presença num Campeonato do Mundo, no Madeira 2022 World Para Swimming Championships. Esteve presente no World Series de Sheffield 2023, terminando a época com a presença no Manchester 2023 World Para Swimming Championships.
Em 2024, Diogo Cancela conquistou a medalha de prata nos 200 estilos nas respetivas finais do Europeu Open Madeira
Foi distinguido por mérito desportivo pela Federação Portuguesa de Natação, Associação Portuguesa de Técnicos de Natação e pelo Município da Lousã, pelos resultados obtidos com o nadador Diogo Cancela nos WPS da Madeira e Manchester.
Vítor Ferreira
Vítor Ferreira, 46 anos, Associação Louzan Natação.
Nascido em Sé Nova – Coimbra, começou a carreira de treinador na época 2007/2008 no clube Lousanense (atual Associação Louzan Natação) no escalão de Infantis, tendo passado por todos os escalões de formação até chegar ao alto rendimento em 2014.
De 2018 a 2021 foi responsável técnico do Centro de Treino de Natação Pura de Coimbra da responsabilidade da FPN, retomando esse cargo no ano de 2023 até à presente data, em conjunto com o Gonçalo Neves onde enquadram também nadadores de Natação Adaptada.
Tendo como experiências internacionais diversos Campeonatos do Mundo, Europeus e presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris.
Foi nomeado três vezes (2015/2022/2023) para treinador do ano em Natação Pura pela FPN, tendo sido agraciado em 2022 e 2023.
Nomeado duas vezes (2022/2023) treinador do Ano em natação pura pela APTN, tendo sido galardoado em 2022.
Em 2023 foi distinguido com a medalha de ouro da FPN pelos resultados obtidos no ano de 2022.
Artigo redigido por Mariett Matias
MAIS INFORMAÇÃO: