Diogo Ribeiro soma recordes e confirma presença em Paris nos 100 mariposa

Image

Diogo Ribeiro continua imparável rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O jovem nadador português, de 18 anos, bateu hoje o recorde nacional os 100 mariposa e garantiu a presença nem Paris nesta distância, depois de carimbar o passaporte nos 50 e 100 livres também com recordes de Portugal no decorrer do primeiro dia e segundo do Open de Portugal que decorre no Funchal até domingo.

Hoje, o benfiquista tricampeão mundial de juniores e recordista mundial desse escalão nos 50 mariposa, voltou a mostrar o excelente momento de forma para concluir a final dos 100 mariposa em 51,45 segundos, melhorando o seu recorde anterior de 51,61 obtido no Europeu de Roma 2022. Nas eliminatórias nadou em 51,80 segundos.

Diogo Ribeiro: «Sinto-me bem. A final correu-me bem. Sinto que podia melhorar um pouco no final e tentar baixar dos 51 segundos. O meu objetivo era sempre fazer abaixo do mínimo olímpico [51,67] e melhorar o meu tempo. Melhorei duas décimas, estava à espera de um bocado melhor. Temos de aceitar isso. Estou supercontente, mais um mínimo olímpico. Agora é pensar nos Mundiais e trabalhar. Amanhã tenho os 50 mariposa. Não há pressão. Vou nadar com o Miguel [Nascimento] e com o Andrii [Govorov], uma prova bastante divertida, espero que corra bem a todos. Já não há pressão, agora é trabalhar. Temos mínimos para todas as competições importantes [Europeu Sub 23, Mundial Fukuoka e Jogos Olímpicos].  Basicamente agora é trabalhar e continuar a melhorar os tempos.»

Ana Pinho Rodrigues com recordes nos 50 bruços e mínimos para Fukuoka

Ana Pinho Rodrigues bate recorde nacional absoluto dos 50 bruços na eliminatória e depois na final do terceiro dia do Open de Portugal, e obteve mínimos para o Mundial de Fukuoka.

A nadadora da Escola Desportiva de Viana concluiu a eliminatória em 30,98 segundos melhorando o seu próprio máximo de Portugal fixado em 31,04 desde os Europeus de Roma 2022. Na final voltou a melhorar o seu recorde para 30,96 segundos e carimbou passaporte para o Japão.

Recorde-se que a olímpica portuguesa, no primeiro dia do Open de Portugal, bateu o seu próprio recorde nacional dos 50 livres com 25,25 segundos, superando o anterior registo de 25,56 precisamente no Funchal a 03/08/2019.

Ana Pinho Rodrigues: «Há alguns pormenores para melhorar, o que é bom, sinal que há margem para evoluir, mas senti-me mais descontraída de manhã visto que já tinha conseguido mínimos para o Mundial, o que era o objetivo. Tentei nadar descontraída para ver o que dava. Falhei a chegada ainda assim deu para bater o recorde nacional por isso estou contente. Amanha ainda posso estar melhor, vamos ver.»

De referir que nesta jornada Gabriel Lopes obteve mínimos para o Mundial de Fukuoka  nas eliminatórias e final dos 200 estilos com tempo de final a registar 1.59.29 minutos.

 

A encerrar a sessão, Louzan/Efapel bateu hoje o recorde dos 4x100 estilos mistos no Open de Portugal. O quarteto composto por Camila Rebeolo, Inês Henriques, Gabriel Lopes e Afonso Costa – terminou com 3.58,56 minutos. O anterior recorde estava fixado em 4.03,93 desde 19 março em coimbra.

RESULTADOS

(em actualização)