Mafalda Rosa terminou hoje em 6.º lugar na prova de 10 km do Mundial de juniores em Seicheles.
A portuguesa, que seguiu sempre no grupo que liderou a prova, terminou com 2.03.42,3 horas. A vitória foi para a húngara Fabian Bettina com 2.03.11,4. A espanhola Candela Sanchez Lora foi segunda (2.03.13,5) e a húngara Mira Szimcsak terceira (2.03.18,0). O quarto e quinto lugares foram para a norte americana Mariah Denigan (2.03.26,1) e para a francesa Madelon Catteau (2.03.32,3), campeã da Europa a 4 de junho em Setúbal.
Mafalda Rosa: «o 6.º lugar é um excelente resultado. A prova começou bastante fácil, mas o mar estava um pouco picado é uma das minhas dificuldades, mas acabei por dar o meu máximo e fiz o melhor que pude por isso estou orgulhosa do meu resultado.»
Nuno Ricardo, treinador de Mafalda Rosa: «a prova iniciou formando-se um grupo compacto, com as favoritas posicionadas sempre na frente. Na terceira volta já se iniciou a mudança do ritmo e a Mafalda nadou sempre entre as cinco primeiras para evitar alguma fuga. Sentiu-se cansada no início da última volta e ainda assim conseguiu passar para terceiro quando faltavam 800 metros, mas as nadadoras que estavam nesse grupo são bastante fortes na parte final. A Mafalda teve sempre marcação serrada da húngara, italiana e americana, disse-me que estava muito difícil sair pois elas usavam muito contato.»
Daniel Viegas DTN para as águas abertas: «Este Mundial nas Seicheles decorreu no final de uma época que já ia muito longa. Estava planeada e a Mafalda sabia que ia nadar. Este ano, a sua última época de juniores, a FPN pretendeu dar a possibilidade de participar em todas as provas absolutas e juniores, possibilitando mais experiência. Nas Seicheles, ela, à partida, poderia lutar por uma medalha, que foi o que fez. Acabou por ficar em sexto. A prova não lhe correu de feição. Ela tentou as medalhas, mas o grupo acabou por ser compacto e não deixou ninguém se isolar, o que não é favorável para a Mafalda que gosta de intensidades altas e não se guardar para os metros finais, área que está a trabalhar. Ainda assim, temos de considerar que o sexto lugar nestas circunstâncias é excelente a melhor classificação de sempre na prova de 10 km. Já tinha feito um 6.º lugar no escalão de 14/15 anos nos 5 km. Antes disso a Angélica André tinha feito um 7.º lugar, portanto estamos dentro do que são as nossas melhores classificações. Foi uma época bem conseguida por parte dos nossos nadadores de águas abertas. A Mafalda vai descansar e os outros estão a reentrar na nova época. Agora faltam dois anos para os Jogos Olímpicos. Um ano e meio até ao último objetivo de qualificação que será em Fukuoka e Catar. Um ano e meio muito duro de muito treino pela frente. Temso de continuar a trabalhar para evoluir. A Mafalda está de parabéns pela prova de hoje e pela época onde conseguiu um 12.º no mundial nos 10 km absolutos, um bronze no Europeu de juniores, lugares de destaque mo europeu absoluto (9.º nos 5 km) e um 6.º no Mundial de juniores. Esperemos que lhe dê bagagem para o futuro e para o ano continuar a evoluir.»