Portugal está representado nas competições de águas abertas do Mundial de Budapeste (Hungria) com quatro nadadores, competições que decorrem a partir de amanhã, domingo, 26 de junho, até dia 30.
Portugal estará representado por Diogo Cardoso (SCP), Angélica André (FCP), Tiago Campos (CNRM), Mafalda Rosa (CNRM) com o apoio técnico assegurado pelo treinador FPN, Daniel Viegas. Treinadores Convidados: João Viola (FCP) e Nuno Ricardo (CNRM). Fisioterapeuta: Joana Carvalho.
As provas decorrem no Lago Lupa, situado a 15 minutos de Budapeste. O local paradisíaco e turístico já foi utilizado para eventos de águas abertas em 2021, quando recebeu o Campeonato da Hungria e o Europeu.
Recordamos que desde 2019 não se realizava o campeonato do Mundo. O Mundial de Fukuoka foi adiado um ano, e, entretanto, mais um ano. Já com a presente época a decorrer, a FINA apresentou este campeonato na Hungria.
Daniel Viegas, Diretor Técnico Nacional para as Águas Abertas: «Este é um ano atípico com um Campeonato da Europa e um Campeonato do Mundo. A decisão de participar nos dois campeonatos faz sentido para os nadadores de Águas Abertas, pois o objetivo do Europeu mantém-se. Com o aparecimento do Mundial, surgiu uma possibilidade mais concreta de integração nos Projetos Olímpicos. Fruto das exigências de cada prova, esta é mais próxima do enquadramento olímpico. Assim, e fruto do trabalho que se realiza com estes nadadores de fundo, é possível estar nestes dois momentos ao mais alto nível - à imagem do que é observável nas grandes potencias mundiais. A equipa portuguesa vai estar representada na estafeta mista (4 x 1500m), uma das apostas da FINA para aumentar a projecção das Águas Abertas no panorama Olímpico. Nessa prova procuramos uma classificação dentro da primeira metade, competição que conta já com 22 equipas inscritas, recorde de inscrições nesta prova. Cada nadador português irá depois nadar a prova de 10km, onde procurará melhorar os desempenhos anteriores. As classificações dentro da primeira metade serão o primeiro objetivo, embora, principalmente no setor feminino, possamos ir mais longe, almejando classificações dentro dos 16 primeiros. A prova dos 10 masculinos conta com 66 inscritos e prova feminina com 64.»
As Águas Abertas, provas de fundo da natação, decorrem entre os dias 26 e 30 com o seguinte Calendário:
26-06-2022:
4 x 1500m pelas 12h00 locais, menos uma hora em Portugal continental.
Portugal irá estar presentes na estafeta com os 4 nadadores.
27-06-2022:
5km masculinos: 8h00
5km femininos: 11h00
Portugal não estará representado.
29-06-2022
10km femininos: 7h00 locais – Angélica André e Mafalda Rosa
10km masculino: 11h00 locais – Diogo Cardoso e Tiago Campos
30-06-2022
25 km masculino e feminino: 08h00
Portugal não estará representado.