Seleção Sub-19 e a preparação para Europeu em Israel

Image

A participação da seleção feminina sub-19 no Torneio de Tabuaço, seguido de estágio em Tabuaço e Miranda do Douro, acompanhados pela seleção regional da África do Sul, será a preparação final para a participação no Campeonato Europeu, que se realiza de 4 a 11 julho em Netanya, Israel.

O técnico António Machado, numa breve antevisão, da preparação para o Europeu, revela as opções desta reta final de preparação: «objetivo é colocar em prática, em ritmo competitivo, tudo o que foi programado e trabalhado nos estágios realizados em Lisboa, tendo depois, períodos de treino, de acerto, daquilo que possa não estar tão bem oleado».

Mas esses treinos, no período pós-competição em Tabuaço, nos dias 20, 21, 22, 23 e 24, distribuídos por Tabuaço, Miranda do Douro e Lisboa, visam também, para o técnico, no final da preparação, «a realização de um jogo oficial para, mais uma vez, colocar em prática, em ritmo competitivo, todo o trabalho que foi desenvolvido e continuará neste período da próxima semana, cerca de 10 dias».

O Torneio de Tabuaço e o modelo de preparação «apresentado pelo diretor geral da FPN, José Machado, é o adequado às necessidades da Federação porque, na realidade, é extremamente económico». É realizado com o apoio da CM de Tabuaço, da CM de Miranda do Douro.

A seleção realiza um jogo oficial em Miranda do Douro, entre seleções, com o apoio da CM de Lisboa. O último jogo no dia 24, à partida, será na Piscina do Estádio da Luz, no último teste antes da partida para o campeonato. O Torneio é organização e subsidiado pela CM de Tabuaço. O estágio de dois dias e o Torneio em Miranda do Douro, também são patrocinados pela CM Miranda do Douro. «E em Lisboa também temos o apoio da CM de Lisboa nos dois dias que iremos jogar com a África do Sul. O custo é de logística de transportes, tornando-se assim diminuto o que faz com que permite que se realize mais vezes».

O técnico do Benfica acrescenta, à vertente financeira da FPN, a eficácia desportiva da seleção: «permite a seleção ter muito mais oportunidades, um volume muito maior de contactos internacionais, que eram muito escassos no passado e isto abre perspetivas de evolução no polo aquático nacional e uma motivação para as atletas que estava adormecida».

Este modelo, com a existência de um diretor desportivo, «veio dar um incentivo e alteração da realidade que era um marasmo: a escassa realização de torneios de preparação. É por isso, com muito agrado que vamos participar no Torneio Internacional de Tabuaço, onde iremos realizar o maior número de jogos possível e criar o maior ritmo competitivo às nossas jogadoras para representarem Portugal ao mais alto nível no Campeonato da Europa.

Temos de fazer um agradecimento especial à Raquel Marinho, por todo o empenho com a organização e apoio da CM de Tabuaço viesse a ser uma realidade.

SELEÇÃO:

Alice Santos Rodrigues (SLB); Joana Geadas Arromba (SLB); Ana Carolina Monteiro (CFP); Madalena Sofia Lousa (SLB); Barbara Vilar Ribeiro (SLB); Maria Alpoim Mendes (SLB); Beatriz Rocha Sousa (LSXXI); Maria Carolina Salgado (SAD); Carlota Bessone Pereira (SAD); Maria Costa Tejo (SLB); Carolina Gomes Quinhentas (CAP); Maria Inês Barbosa (CAP); Carolina Magano Fernandes (CFP); Maria Martins Machado (SLB); Iara Beatriz Santos (SAD); Matilde Martins Ribeiro (SAD);

Treinadores: António Machado (SLB); Ferran Pascual (CFP).