O 11.º lugar e recorde nacional de José Paulo Lopes nos 1500m Livres e a 19.ª posição de Miguel Nascimento - entre cem nadadores - nos 100m Livres são elucidativos do bom momento em que se encontram os nadadores portugueses.
À semelhança do primeiro dia de competição, José Paulo Lopes terminou o Campeonato do Mundo de Piscina Curta que se realiza em Abu Dhabi, com mais um recorde nacional, desta vez na prova de 1500m Livres, ao concluir a distância em 14:39.82 - menos nove segundos e sete centésimos que a anterior marca, que já lhe pertencia desde 2019. Com este tempos, o português classificou-se no 11.º Lugar entre vinte e nove nadadores.
Mas o primeiro a competir esta segunda-feira foi Miguel Nascimento, ao nadar na décima primeira série de qualificação dos 100m Livres, prova que terminou na terceira posição, com 47.51, a quarenta e seis centésimos de garantir a passagem às meias-finais. Ainda assim, Miguel Nascimento consegue uma boa classificação ao despedir-se da capital dos Emirados Árabes Unidos na 19.ª posição da geral, entre noventa e nove adversários.
Amanhã, no último dia do mundial, Francisco Santos compete nas séries de apuramento dos 200m Costas quando forem às 5h37 em Lisboa e Victoria Kaminskaya às 5h52, nas provas de qualificação dos 200m Bruços.
O Campeonato do Mundo de Piscina Curta, que se realiza em Abu Dhabi entre 16 e 21 de dezembro, tem transmissão em direto na plataforma “All Aquatics” e comentários em português por João Bastos. A competição está disponível através do link: https://aquatics.eurovisionsports.tv/
Todos os resultados estão disponíveis em: https://www.fina.org/competitions/2/15th-fina-world-swimming-championships-25m-2021/schedule