No penúltimo dia do Campeonato da Europa de Polo Aquático Sub-15 masculino defrontaram-se nas Piscinas Municipais de Loulé, Turquia e Itália, Sérvia e Rússia, Hungria e Grécia e Espanha jogou contra Croácia.
Turcos e italianos tiveram de discutir a vitória através da marcação de grande penalidades, apesar da Turquia ter entrado melhor no jogo e terminar o primeiro parcial a vencer por 2-1. No segundo período, a Itália empatou por duas vezes, mas a vantagem voltou a pender para o lado turco com 4-3 no marcador. A seleção italiana reagiu e conseguiu concluir os oito minutos da terceira parte empatado a quatro. Seguiu-se um quarto período muito tenso, com ambas as equipas a converterem os ataques em golo e fecharam o tempo regulamentar empatados a seis. Na conversão das grande penalidades, à Squadra Azzurra foi mais feliz ao vencer o encontro por 11-12.
No Sérvia-Rússia, foram os russos quem tomou as rédeas do jogo ao terminar a primeira parte a vencer por 0-3. A superioridade manteve-se no segundo tempo que terminou com 1-4. Os sérvios entraram fortes, mais assertivos e eliminaram a vantagem russa no terceiro período que terminou empatado a cinco golos. No último parcial, a Rússia voltou a saltar para a frente e assim se manteve até aos 6-7 no final do jogo.
A ganhar por 4-0 no final da primeira parte, a Hungria não deu qualquer hipótese à equipa grega que lá foi reagindo, ainda que de forma tímida, até aos 7-5 no segundo período. No terceiro tempo, manteve-se a superioridade húngara, que se mostrava eficaz nos remates à baliza e elevou o resultado até aos 10-7. Na quarta parte, a hegemonia da seleção da Hungria fixou o marcador em 12-10.
O último jogo deste sábado pôs a Croácia no caminho da equipa espanhola com os representantes ibéricos a ganharem vantagem até aos 3-1 no final do primeiro período. Espanha manteve-se na frente e conseguiu controlar bem o jogo e manter a diferença de golos até concluir o segundo parcial na frente por 5-3. O terceiro tempo trouxe uma Croácia com dificuldades em parar a armada espanhola que dilatou a diferença até aos 9-5 e fechou a quarta parte em 10-8, conseguindo um lugar na final.
O Europeu entra na reta final este domingo às 13h30 com a Turquia e a Sérvia a discutirem o sétimo e oitavo lugares, a Itália e a Rússia lutam pela quinta e sexta posições às 15h, a Grécia e a Croácia defrontam-se pelo bronze e às 18h está reservada a final entre Hungria e Espanha.
Os jogos são transmitidos, em direto, por streaming, em: http://www.len.eu
As fotografias da competição estão disponíveis em: https://federacaoportuguesadenatacao.pixieset.com