A sessão vespertina no primeiro dia do Europeu de Polo Aquático Sub-15 pôs, frente-a-frente Grécia-Turquia, Sérvia-França, Espanha-Roménia e Montenegro-Rússia. A seleção portuguesa estreia-se amanhã, na Piscina de Loulé, às 19h30.
No primeiro período, assistiu-se a jogo bem disputado entre as duas seleções, com a Grécia a chegar ao final a vencer por 3-2. No segundo tempo, a equipa turca não conseguiu parar os ataques gregos que fizeram escalar o marcador até aos 8-4. Na segunda metade do jogo, a Turquia continuou com muitas dificuldade em segurar as investidas adversaria, que foram dilatando a diferença entre as duas seleções, com 11-4 na terceira parte e o 19-6 no derradeiro período.
No Sérvia-França assistiu-se, desde o início, à superioridade da equipa dos Balcãs que terminou o primeiro quarto do jogo a ganhar por 6-1. No segundo período, a seleção francesa conseguiu chegar mais perto da baliza adversária mas continuava com muitas dificuldades em concretizar, permitindo que os sérvios fechassem o parcial em 8-2. Com dois penaltis falhados, um para cada lado, o terceiro tempo aumentou o diferença entre as duas formações em onze golos para 13-2. Os 20-2 no final do encontro são o reflexo da eficácia ofensiva da seleção Sérvia ao longo de todo o jogo.
2-1 foi o resultado com que o Espanha-Roménia chegou ao final da primeira parte do encontro. No segundo período, a seleção romena conseguiu passar para a frente e fixar o parcial em 3-5. Num dos jogos mais equilibrados da tarde, a equipa espanhola reduziu a desvantagem e fechou o terceiro tempo empatado a seis. O quarto período terminou da mesma forma que o primeiro, com a vitória da seleção espanhola sobre a Roménia, novamente pela margem mínima, mas desta vez por 10-9.
A fechar o primeiro dia do Campeonato da Europa de Polo Aquático Sub-15 masculino assistiu-se a um jogo emotivo entre a seleção do Montenegro e a seleção da Rússia. O primeiro tempo foi muito intenso, com doze golos marcados – seis para cada equipa. No segundo tempo, a Rússia conseguiu passar para a liderança e chegar ao fim dos oito minutos a vencer por 8-10. No parcial seguinte a seleção russa aumentou a diferença entre as equipas de dois para cinco golos e concluir a terceira parte a vencer por 10-15. No quarto e último período a Rússia confirmou a vitória e deixar o marcador em 16-18.
A seleção portuguesa tem a estreia marcada para amanhã, às 19h30, frente à seleção montenegrina.
Os jogos são transmitidos, em direto, por streaming, em: http://www.len.eu
As fotografias da competição estão disponíveis em: https://federacaoportuguesadenatacao.pixieset.com