Esta quarta-feira, cinco dos nove nadadores olímpicos e os cinco nadadores paralímpicos, acompanhados pelos Diretores Técnicos Nacionais e pelos treinadores, estiveram presentes na residência oficial do Embaixador do Japão em Portugal, Ushio Shigeru.
Nesta cerimónia foi apresentada a obra plástica de Mário Vitória, um biombo onde o artista procurou representar parte da cultura nipónica, fortemente ligada ao elemento “água”, com a prática da natação e a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O anfitrião começou agradecer a presença da comitiva e acrescentou ser “ uma grande honra receber-vos hoje, aqui, na véspera de partirem para Tóquio”. O Embaixador Ushio Shigeru não passou ao lado das dificuldades resultantes da pandemia afirmando que “o governo japonês e o comité organizador estão a fazer todos os esforços para que os jogos decorram dentro da normalidade”.
José Manuel Lourenço, Presidente Comité Paralímpico de Portugal realçou que este era “o primeiro evento oficial com atletas que vão representar o pais nos Jogos Paralímpicos” e fez questão de destacar “os laços de amizade entre Portugal e o Japão”. O Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, felicitou o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) uma vez que, no seu entender “excedeu todas as expectativas ao conseguir apurar nove nadadores” olímpicos e cinco paralímpicos.
A encerrar a cerimónia, António José Silva, Presidente da FPN afirmou que “este é um dia relevante para a natação portuguesa, com a apresentação a comitiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, naquela que será a maior representação de sempre da modalidade“ aos Jogos.