Conferência a uma semana do arranque do Europeu

Image

Realizou-se na manhã deste sábado, no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, a conferência de imprensa de apresentação do Campeonato da Europa de Natação Adaptada, que se realiza de 16 a 22 de maio.

A conferência contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, do Vogal da Associação de Natação da Madeira, Emanuel Gonçalves, do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e do Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado.

Na sua intervenção, o responsável da FPN começou por agradecer à Associação de Natação da Madeira pelo empenho na coorganização do Europeu e realçou que “esta prova é de uma enorme importância, desde logo por ser a última competição a possibilitar o acesso aos Jogos Paralímpicos de Tóquio mas porque é, simultaneamente, um teste à organização do Mundial de Natação Adaptada que se realiza no próximo ano, também aqui no Funchal”.

Emanuel Gonçalves, da Associação de Natação da Madeira, já competiu várias vezes nestas piscinas e relembrou que “ em 2016 (no último Europeu de Natação Adaptada no Funchal), nós mostrámos que a deficiência não impede que os nadadores disfrutem daquilo que mais gostam, a prática desportiva”.

Já Miguel Silva Gouveia, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, afirmou  que a cidade é reconhecida internacionalmente como amiga do desporto e acrescentou que “ o Funchal é também conhecido como uma cidade inclusiva, devido ao esforço na  eliminação de barreiras cognitivas, linguísticas ou físicas. A autarquia tem estado muito empenhada em adaptar os nossos equipamentos, assim como o território, para o usufruto de todos, sem quaisquer constrangimentos.”

A finalizar a conferência de imprensa, o Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, lembrou as dificuldades com que se depararam para levar adiante a organização desta competição num cenário pandémico como o que se vive e aproveitou a oportunidade para reconhecer o esforço de todas as entidades envolvidas na preparação do Europeu. O responsável regional espera que “na edição deste ano possam ser batidos os 26 recordes de 2016”, e acrescentou “ apesar da beleza natural da Madeira, a ilha está dotada de excelentes infraestruturas, e este é um investimento que também contribui para o desenvolvimento de todas os concelhos da região.”