FPN adere ao programa Cartão Branco

Image

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) formalizou hoje a sua adesão ao programa Cartão Branco, uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que visa promover valores éticos e de fair play na prática desportiva, numa cerimónia que teve lugar no Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ, com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.

O presidente da FPN, Miguel Arrobas, assinou o documento em representação da Federação, reforçando o compromisso do organismo em valorizar comportamentos éticos e de respeito no desporto aquático.

«Com sentido de responsabilidade passamos a ser veículo de transmissão de valores na ética e fair play no nosso desporto. Com muita honra nos associamos a este projeto do Cartão Branco», frisou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

O Cartão Branco, implementado desde 2015 pelo IPDJ no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, é um recurso pedagógico pioneiro que reconhece comportamentos eticamente relevantes de atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

Presente em 34 modalidades e com 93 entidades aderentes, o Cartão Branco tem vindo a afirmar-se como uma referência na promoção dos valores éticos no desporto português.

Com esta adesão, a FPN junta-se às entidades que integram e promovem o Cartão Branco, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura desportiva baseada no respeito, na ética e no fair play.