Depois de um primeiro dia de competição com conquistas de mínimos para os Campeonatos da Europa de Piscina Longa e Campeonato da Europa de Juniores, de recordes nacionais e confirmações de marcas de acesso para os Jogos Paralímpicos, o domingo trouxe mais resultados positivos ao Open de Natação – Jamor 2020.
Rafaela Azevedo tirou um centésimo ao recorde nacional absoluto ao percorrer os 100m Costas em 1:01.17. Com este tempo, a nadadora do Sport Algés e Dafundo fez cair também o recorde nacional sénior e garantiu a presença no Campeonato da Europa que se realiza no próximo ano em Budapeste.
Depois de ter assegurado a participação nos 50m Livres e batido o recorde nacional, Miguel Nascimento voltou a surpreender os adversários na prova de 100m com o tempo de 49.04, batendo novo recorde nacional e a assegurando presença no Campeonato da Europa também nesta distância.
Gabriel Lopes, em 200m Estilos e Catarina Monteiro em 200m Mariposa fecham a lista de nadadores portugueses já apurados a competição internacional que se realiza em maio na capital da Hungria.
Diogo Ribeiro confirmou hoje o marca de apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores com 51:17, menos 30 centésimos que tempo conquistado ontem nos 100m Livres. Simultaneamente, o nadador do Clube União de Coimbra obteve também mínimos para a competição internacional nos 100m Mariposa.
Na disciplina de Natação Adaptada, o fim de semana terminou com David Grachat e Marco Meneses a confirmaram a marca de acesso aos Jogos Paralímpicos de Tóquio e com dois recordes nacionais em 400m Livres. Miguel Cruz, em S15, terminou em 4:28.84 e Marco Meneses em, S11, completou a distância em 4:59.64.
No final da prova José Machado, Selecionador Nacional de Natação Pura lamenta “não terem sido obtidos mínimos para os Jogos Olímpicos, de forma a aumentar o numero de nadadores presentes em Tóquio, foi uma boa iniciativa, uma vez que nesta prova foram batidos 3 recordes nacionais. Outro facto digno de registo é haver uma competição em piscina de 50m, uma vez que não é habitual acontecer nesta altura do ano. Ainda assim podemos concluir que estes resultados, nesta altura, permitem antecipar que há um conjunto de nadadores em condições de poder vir a obter as marcas de qualificação para os Jogos em março ou maio do próximo ano.”