Angélica André terminou hoje em 22.ª posição na Taça do Mundo de Doha (Qatar) primeira etapa da FINA Marathon Swim World Series 2019. A nadadora portuguesa concluiu os 10 km com 2.04.21,6 horas apenas a 30 segundos da vencedora a brasileira Marcela Cunha.
Angélica André segui sempre no grupo da frente, mas nos derradeiros metros cedeu para as lideres da prova que acabaram por disputar os lugares do pódio sobre a meta.
Marcela Cunha acabou por triunfar com 2.03,51,5 horas, menos cinco décimos que a australiana Kareena Lee e a 1,5 segundos da italiana Rachela Bruni. Participaram 52 nadadoras.
Tiago Campo, 40.º, Rafael Gil, 53.º, e José Carvalho, 65.º nos 10 km da Taça do Mundo Doha 2019
Tiago Campos foi o melhor português em 40.º lugar na prova masculina de 10 km da Taça do Mundo de Doha (Qatar) com Rafael Gil a terminar em 53.º e José Carvalho em 65.º na primeira etapa da FINA Marathon Swim World Series 2019.
A vitória foi para o alemão Florian Wellbrock com 1.52.21,6 horas seguido do húngaro Kristof Rasovszky a 1,2 segundos e do americano Jordan Wilimovsky, a 2,8 segundos.
Tiago Campos terminou em 40.º lugar (1.53.52,1), entre 81 inscritos, a 1.30,5 minutos do vencedor. Rafael Gil concluiu a prova em 53.º com 1.54.03,8 a 1.42,2 minutos do primeiro e José Carvalho, 65.º com 2.00,50,1 horas a 8.28,5.
Daniel Viegas, DTN para as Águas Abertas, faz um balanço da participação lusa em Doha: “Angélica André realizou uma boa prova, sempre no grupo da frente, nuns 10 km de Doha bastante competitivos com um mar muito picado, fruto do vento que se fazia sentir.
Na entrada para a última decisiva volta, Angélica encontrava-se demasiado resguardada no pelotão o que acabou por comprometer a possibilidade de terminar alguns lugares mais à frente. Ainda assim acabou por realizar uma última volta muito forte, mas já sem hipóteses de discutir o Top10.
No setor masculino, a prova foi também muito rápida, com Tiago Campos e Rafael Gil integrados no grupo da frente até perto do fim para terminarem num segundo grande grupo. Por seu lado, o José Carvalho descolou após a segunda volta concluindo uma prova menos conseguida para as suas capacidades.
Os objetivos não foram cumpridos na totalidade, pois, apesar de difícil, ambicionávamos colocar toda a equipa na primeira metade da tabela. Acabamos por cumprir apenas metade do objetivo.
De referir que muitas das seleções vieram ao Qatar com todos os seus nadadores de topo. Para muitos destes países, esta prova, servia já de seleção para o Mundial da Coreia, o que fez com que a prova tivesse um andamento muito forte, bem como uma grande competitividade.”
A primeira prova do circuito mundial dos 10 km realizou-se em Doha (Qat) hoje, 16 fevereiro, seguindo-se Seychelles (Sey) a 12 de maio, Setúbal (Por) a 8 de junho, Balaton (Hun), a 15 de junho, Lac St. Jean (Can) a 21 de julho, Lac Megantic (Can) a 3 de agosto, Taipé (Chi) a 7 de setembro e Ohrid (MKD) a 9 de novembro.
(em actualização)