O nadador paralímpico Diogo Cancela foi recentemente recebido na Presidência da República por Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.
Esta condecoração surge pela medalha de bronze conquistada nos Jogos Paralímpicos de Paris (2024) e reconhece o percurso de excelência do nadador da Associação Louzan Natação que é, atualmente, uma referência para muitos dos nadadores paralímpicos. «Foi muito bom ter conquistado a medalha, mas receber esta distinção é como garantir um lugar na história da natação portuguesa e do desporto português», disse Diogo Cancela que, nesta cerimónia, esteve acompanhado pelos seus pais, Paulo e Sónia Cancela, e pela namorada Francisca Rodrigues.
Mais do que a merecida distinção recebida, Diogo Cancela diz que o seu percurso pode servir de inspiração para os muitos nadadores paralímpicos. «Tento ser uma boa referência para os jovens que estão a começar e também para os que já cá andam. Procuro ser sempre o melhor exemplo», prosseguiu, ele que pretende, a curto prazo, garantir a qualificação para os próximos Jogos Paralímpicos e marcar presença no Europeu.
