Europeu sub19 Funchal 2018 - Portugal perde com a Eslováquia e termina em 14.º lugar

Image

Portugal terminou hoje a sua participação no Europeu de juniores femininos de Polo Aquático - Women's European Under 19 WPC 2018 em 14.º lugar após perder com a Eslováquia por 14-8 (4-1, 3-2, 3-2, 4-3).

PORTUGAL: Maria Sampaio, Alice Rodrigues (2), Carolina Fernandes (1), Fabiana Duarte, Jéssica Teixeira (1), Ana Jardim, Joana Monteiro, Madalena Lousa, Ana Sousa, Beatriz Pereira (3), Inês Tavares, Maria Machado (1), Manuela Freitas.

ESLOVÁQUIA: Kristina Horvathova, Beata Kovacikova (3), Barbara Baranovicova, Emma Junasova (3), Monika Sedlakova (3), Karin Kackova  (1) Karin Karolova (4),  Miroslava Stankovianska, Daniela Tothova, Barbara Rusznakova, katarina Kissova, Emoke Kissova.

Miguel Pires, selecionador: “O jogo acabou por ser muito duro, físico, e esse foi o nosso principal ‘handicap’. A equipa eslovaca é mais pesada e causou-nos alguma dificuldade. No primeiro período não fomos capazes de colocar em prática o sistema defensivo que tínhamos delineado. Voltamos a cometer o mesmo erro que nos penalizou muito durante este campeonato. Os restantes três períodos foram mais equilibrados porque tivemos mais concentradas no aspeto defensivo. Para nos mantermos com um resultado mais próximo tínhamos de ser mais eficazes na finalização. Estamos a trabalhar bem as situações atacantes só não fomos capazes de pôr a bola dentro da baliza. Mais uma vez as nossas jogadoras demonstraram uma grande atitude e sentido de responsabilidade. Vamos certamente continuar a crescer até porque esta é uma equipa muito jovem e já começa a ter noção do que precisa de fazer e de trabalhar para serem melhores. Até ganharmos este tipo de jogos, muito equilibrados, temos de continuar a nossa aprendizagem.”

Manuela Freitas, guarda-redes: “Estávamos cientes que seria um jogo difícil. Treinámos com a Eslováquia, antes do Europeu, e sabíamos do valor desta seleção. Foi um jogo com muito contacto físico e a Eslováquia soube explorar esse fator. Provamos no Funchal que não somos inferiores em termos de capacidades, mas temos de deixar de cometer alguns erros. Falta-nos mais experiência de jogar com equipas de fora. As nossas adversárias não tinham problemas em rematar de qualquer posição. Em balanço, nem tudo foi mau, tivemos coisas boas em alguns momentos estivemos mesmo imparáveis. Mostramos grande evolução como equipa.  Mostrámos aqui que se temos começado uns meses mais cedo esta preparação para o Europeu poderíamos ter terminado em segundo lugar do grupo.”

Dia 6, 14 setembro:

13.30 Bulgária, 6 – Roménia, 14 (1-5; 1-4; 1-2; 3-3) (15.º e 16.º lugares)

15.00 Portugal, 8 – Eslováquia, 14 (1-4; 2-3; 2-3; 3-4) (13.º e 14.º lugares)

16.30 Turquia. 10 – Rep. Checa, 3 (5-1; 3-0; 0-2; 2-0) (11.º e 12.º lugares)

18.00 Alemanha – Grã-Bretanha (9.º e 10.º)

RESULTADOS