A seleção nacional juniores de natação artistica iniciou hoje a participação no Europeu de Tampere (Finlândia), competição que apresenta um numero recorde de 27 paises inscritos para 21 duetos técnicos.
O dueto técnico júnior - Beatriz Gama e Francisca Fonseca, com Mariana Teixeira a reserva -, que iniciou o esquema número cinco na prova, assegurou a 17.º posição, entre 21 países, com 67.3043 pontos (execution: 20.1000; impression: 20.2000; e elements: 27.0043).
“A coreografia de hoje apresentou uma música de fado. O objetivo foi mostrarmos também um pouco da nossa cultura a través das coreografias”, explica a DTN Mariana Marques.
“Foi a primeira com a reformulação com as regras FINA 2017, inserido os esquemas técnicos e os elementos técnicos do escalão juniores bastante difíceis. Há uma grande evolução na Europa ao nível técnico de países mais próximos de Portugal”, acrescentou.
Uma prestação do dueto nacional que não foi penalizada em nenhum elemento e melhorou em relação ao dueto do ano passado quer a classificação quer a pontuação final. Um resultado que nos permitiu ultrapassar a Sérvia, a Geórgia, a Finlândia e a Suécia no escalão júnior, reduzindo a diferença de pontuação que apresentávamos com a Turquia, apenas registada em dois pontos.
“Este é o primeiro ano de realização de esquemas técnicos no escalão júnior. Uma evolução a nível técnico europeu, provocado por um grande investimento. Termos que melhorar a confiança e a experiencia das nossas nadadoras nestas competições ao se apresentarem numa competição desta dimensão. Não esquecer que duas de três nadadoras são juniores de primeiro ano com muito pouca experiência competitiva”, conclui a treinadora nacional.
A Rússia, (89.0935) a Ucrânia (87.9656) e a Espanha (859430) ocuparam o pódio do dueto técnico.
Amanhã (10.00) o dueto português compete em solo livre.
RESULTADOS: http://ejc2018.microplustiming.com/indexejc2018_web.php?sport=Synchro
DIRETO no canal da LEN http://www.dailymotion.com/lentv