Ana Catarina Monteiro conquistou hoje a medalha de prata nos 200 mariposa dos Jogos do Mediterrâneo Tarragona 2018.
A nadadora do Fluvial Vilacondense assegurou a prata com um recorde nacional (2.08,06) apenas batida pela campeã do mundo a espanhola Mireia Belmonte (2.07,80). O bronze foi para a italiana Alessia Polierie (2.08,46). Ana Catarina Monteiro melhou o seu próprio recorde de Portugal, registado em 2.08,76 desde 10 de junho no Circuito Mare Nostrum, etapa Canet – Canet en Roussillon (França).
“Era algo que eu tinha em mente quando vim para cá. Consegui controlar a prova e lancei-me para a frente. O segundo lugar foi muito positivo, atrás da campeã olímpica. Não havia melhor forma de participar”, disse a nadadora portuguesa, que ganhou direito a estar pela primeira vez no pódio numa competição internacional do nível dos Jogos do Mediterrâneo.
Mas o 1.º lugar esteve por pouco. A diferença para a espanhola Mireia Belmonte foi de apenas 26 centésimos! “Claro que a medalha de ouro seria melhor, mas ficar atrás da campeã olímpica não é demérito nenhum”, sublinhou Ana Monteiro, no site do COP, autora do novo recorde nacional (2.08,06), tempo abaixo do exigido para os Jogos Olímpicos, cujo apuramento só tem início a partir de 2019.
De referir que Victoria Kaminskaya foi sétima com 2.12,43.
(em atualização)