Benfica e Fluvial Portuense são as duas equipas femininas que disputam amanhã, às 14H30, nas Piscinas Municipais da Rodovia, em Braga, a final da Taça de Portugal Feminina.
Hoje, nas meias-finais, o Benfica venceu o Paredes por 12-6 e o Fluvial Portuense bateu o Algés por 15-6.
A única vez que Benfica e Fluvial se encontraram numa final da Taça de Portugal foi em 2015, na Abóbada. Na altura a vitória foi favorável às benfiquistas que conquistaram assim a sua primeira - e única - Taça de Portugal. Em caso de vitória do Fluvial Portuense, a equipa de Lordelo do Ouro acrescentará a 10ª Taça ao seu palmarés.
António Machado (treinador do Benfica): “O Benfica está muito satisfeito com este resultado. Entramos sempre para ganhar. Estamos a encarar esta época jogo-a-jogo. Este foi mais um desafio que encaramos coma a máxima determinação. O Paredes é uma equipa com enorme futuro e temos consciência que irá crescer muito e provocar enormes dificuldades tanto ao Benfica como aos outros adversários para bem da competitividade do polo aquático nacional. O resultado permitiu-nos rodar toda a equipa mais homogénea, composta por jogadoras dos 31 aos 13, a mais nova do campeonato. Este ano surgimos à frente, mas temos consciência que o importante é chegar à final e vencer. Nos anos anteriores não estávamos na frente e naturalmente sonhávamos em atingir também esse objetivo. Estamos preparados para encarar todos os desafios tanto na taça como no nacional.”
Jorge Carneiro (treinador do Paredes): “Iniciamos o projeto este ano em seniores. A nossa equipa é composta por jovens jogadoras e atletas da ‘velha guarda’. Tínhamos como primeiro desafio chegar à final 4 e conseguimos integrar as quatro melhores equipas nacionais. Portanto consideramos que este resultado é quase perfeito para as nossas pretensões… mas queremos sempre mais. Evidentemente que estávamos à espera da prestação do Benfica… falta-nos experiência. A equipa vai continuar a trabalhar para chegar ao topo e com o trabalho que estamos a desenvolver, com a “nata” da casa com a formação de jovens jogadoras sub-16, acreditamos que podemos atingir esse objetivo.
Mariana Sarmento (treinadora Fluvial): “Temos preparado com uma atenção especial estes jogos com a consciência de que o resultado final é que conta. Apresentamo-nos muito concentradas. Conseguimos ganhar vantagem competitiva o que nos permitiu fazer uma gestão do esforço para que possamos apresentarmo-nos ao nosso melhor na final com a certeza de que estes são momento únicos na carreira de qualquer jogadora. Hoje dizia à minha delegada que nestes momentos tinha saudades de jogar e transmiti isso às jogadoras que entendem e vivem esse significado.”
Giorgia Orlandi (jogadora Algés e Dafundo): “A nossa equipa recebeu a entrada de novas jogadoras. Tivemos a mudança de treinador a meio desta época. Mudou muita coisa na nossa maneira de jogar. Temos uma equipa eclética com jogadoras com idade superior a 30 anos, alguma na faixa dos 20 anos e meninas com 15 anos. Temos quase 40 anos de diferenças de idade dentro do nosso grupo, por isso existem diferentes níveis de experiência esperamos que daqui há 1, 2 anos possamos formar uma equipa para disputar os primeiros lugares. É muito importante incitar novas equipas novos grupos para que o polo feminino possa crescer. No Sul só há duas equipas. É importante para a formação do polo aquático. Quero agradecer ao Algés e a todos os que nos apoiaram esta época.”
FICHAS DE JOGO
SLB 12 x SSCMP 06
(5-0; 4-3; 2-1; 1-2)
Marcadoras: SLB - Daniela Santos 2; Patrícia Conceição 2; Marta Martins 3; Inês Nunes 2; Ana Jardim 2; Marta Conceição 1.
CFP 15 x SAD 06
(5-1; 2-1; 4-4; 4-0)
Marcadoras: CFP - Beatriz Ferreira 1; Carolina Magano 1; Ana Andrade 1; Diana Almeida 3; Catarina Reis 5; Rita Pereira 2; Elisabete Matos 3. SAD - Patrícia Graça 1; Ana Rodrigues 1; Helena Barros 2; Thais Borba 1; Giorgia Orlandi 1.
ACOMPANHE EM DIRETO NA
HORÁRIOS
29 Abril (domingo)
14H30: FINAL FEM
16H30: FINAL MASC
17H30: Entrega de Prémios