Modelo FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Gondomar

Image

A ação de formação “Modelo de Referência da FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico", no âmbito do programa Portugal a Nadar (PAN), decorreu sábado, dia 14 de abril, na Piscina Municipal de Valbom em Gondomar.

Esta formação, dirigida a todos os técnicos PAN e outros técnicos interessados, tem como grande objetivo abordar os fundamentos para o ensino da natação.

A ação teve como formador, Mário Costa, que afirmou ter tido "a presença de formandos com grande experiência no terreno, o que permitiu a troca de ideias muito produtivas", acrescentando ainda que foi "uma tarde de aprendizagem de todos e não apenas de alguns”.

Carlos Guedes, dirigente do Núcleo de Gestão das Piscinas Municipais de Gondomar, falou do programa Portugal a Nadar, realçando "que é um excelente impulsionador para o desenvolvimento da natação. O Município através desta parceria conseguiu, dentro das suas sete piscinas municipais, implementar a prática da natação de excelência que este programa o exige".

O vice-presidente da FPN, Nuno Batalha, responsável pela formação, concluiu: “paralelamente a todo o processo de certificação de escolas de natação, o Plano Anual de formação do PAN obedece a um plano estratégico, no qual optámos por incidir na formação de base. Os temas inicialmente abordados centraram-se nos modelos de referência FPN para o ensino e aperfeiçoamento técnico, aos quais se seguiram a transição dos alunos do processo de ensino para a competição e a coordenação de escolas de natação. É nosso entendimento que as ações propostas terão a sua quota parte de importância na formação dos técnicos, contribuindo para a consequente melhoria qualitativa das escolas de natação. No entanto, todos temos que contribuir diariamente para o objetivo comum, aliando a formação continua às boas práticas”.