A Federação Portuguesa de Natação (FPN) associou-se ao ‘Programa EA Team’ e à sua primeira grande ação, o I Torneio de Natação ANEA, lançado pela Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA) e Novartis, que também conta com o apoio institucional da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).
Com o objetivo de chamar a atenção para a Espondilite Anquilosante (EA), uma doença praticamente desconhecida, mas que atinge cerca de 50 mil portugueses, o ‘Programa EA Team’ ganha vida em 2018 através de uma prova desportiva que junta pela primeira vez, a 22 de abril na Piscina Municipal da Ameixoeira, atletas federados e doentes de EA, para nadar por uma causa.
Por vezes rígida e inflexível, a Espondilite Anquilosante afeta a mobilidade de quem dela sofre, tendo um forte impacto na sua qualidade de vida. Contudo, é possível atrasar a progressão da doença, reduzindo o impacto dos sintomas. E, para isso, é fundamental uma prática regular de exercício físico, recomendando-se, sobretudo, a natação.
Braçada após braçada, o I Torneio de Natação ANEA pretende abordar esta doença através da superação dos seus obstáculos, numa competição que vai juntar em equipas doentes e atletas federados de natação.
A apresentação oficial das equipas será no sábado, 27 de janeiro, na sede da ANEA em S. Domingos de Rana pelas 15.00, com a presença de nadadores como Sara Oliveira (FC Porto) e Alexis Santos (Sporting).
Mais informação em Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA) : http://www.anea.org.pt/