A competitividade do desporto português

Image

O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) António José Silva participou hoje no almoço/debate sobre o tema ”A competitividade do desporto português em tempo de globalização” promovido pelo International Club of Portugal numa unidade hoteleira da capital.

O evento teve como principal orador José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) que analisou a complexidade do fenómeno desportivo integrado na globalização e o seu impacto em Portugal, caracterizando a realidade nacional numa perspetiva histórica e atual.

“O desporto não é alheio a esta tendência e pede que o reinterpretemos e que abramos os olhos para uma realidade bem mais complexa do que aquela que nos ensinaram e com a qual nos habituaram a lidar”, afirmou Constantino. Pata questionar: “O que fazer então para elevar o grau de competitividade do desporto português?”

“A mobilização do país em torno do desenvolvimento do desporto, da elevação da qualidade da prática e do desempenho dos seus representantes, é uma condição essencial a montante de todas as medidas, de carácter geral ou sectorial, legislativo ou administrativo, técnico ou político.”

Para concluir: “O apelo com que concluo é no sentido de concentrar esforços em torno de um núcleo comum de orientações prioritárias que mobilizem os atores e as organizações desportivas, mas também os responsáveis políticos e líderes empresariais, se queremos construir uma dinâmica de desenvolvimento sustentável capaz de projetar o valor, a necessidade e os benefícios que o desporto representa para o país.

Entre as inúmeras individualidades do desporto nacional e presidentes das federações desportivas destaque para a presença do secretário de estado da juventude e do desporto, João Paulo Rebelo.

O International Club of Portugal tem como missão “promover e difundir cultura e conhecimento, juntar a diversidade, gerar criatividade a partir de pessoas, instituições, culturas, países e continentes diferentes.”