«O nosso modelo de jogo e forma de estar em competição evoluiu»

Image

O Povoense cresceu enquanto equipa. Esta a principal ilação do treinador Miguel Ramalheira depois da sua equipa ter participado na fase de qualificação da Taça Challenger que decorreu em Maribor (Eslovénia).

O Povoense não conseguiu vencer qualquer um dos três jogos, mas a verdade é que a equipa foi melhorando jogo após jogo, num contexto novo já que se tratou da sua estreia internacional. «Como os resultados e os jogos indicam a equipa foi fazendo um grande progresso ao longo da competição. Tivemos momentos muitos bons, sabendo que os suíços do Carouge Natation (2.º no grupo) tiveram um investimento grande ao contratar jogadores internacionais gregos e franceses internacionais. No último jogo, frente ao VK Ljubljana Slovan (3.º), apesar do cansaço, a equipa demonstrou uma grande atitude contra o vice-campeão esloveno que no ano passado tinha conseguido a qualificação», afirmou o técnico, lembrando ainda que o vencedor do grupo (só com vitórias), os eslovenos do AVK Branik Maribor, «teve uns reforços de última hora, pois jogaram com três jogadores do Triglav que vão jogar as competições europeias por esta equipa, ou seja, jogámos contra nove jogadores da seleção eslovena, 14.ª no último europeu, um país com tradição diferente da nossa».

Miguel Ramalheira destacou também o crescimento individual e coletivo: «Penso que esse objetivo foi o mais realizado, pois como disse a equipa teve uma evolução muito grande de jogo para jogo, momentos de 6/6 quer em superioridade muitos bons, conseguimos ter a mesma média de exclusões ganhas que costumamos ter, jogar mais com o nosso pivô do que estamos habituados e reduzimos consideravelmente o número de exclusões contra.»

Europa em fevereiro

A experiência europeia ainda não terminou, já que em fevereiro (de 13 a dia 15) seis equipas, entre elas o Povoense, vão lutar pela melhor classificação entre o 13.º e o 18.º lugar.

Mas, para já, o foco de Miguel Ramalheira está nos próximos jogos a nível nacional: «O nosso foco vai voltar para o campeonato e até ao regresso das competições europeias teremos três jogos muito importantes para a qualificação do play-off. Mas a verdade é que a equipa cresceu muito nesta competição e o nosso modelo de jogo e a forma de estar em competição evoluiu.»