O Clube Natação Alcobaça, em masculinos, e o Clube Nacional de Natação, em femininos, sagraram-se campeões nacionais da 3.ª Divisão, sucedendo ao Clube Fluvial Portuense e Oriental de Lisboa, respetivamente, numa competição que decorreu hoje no Complexo Desportivo Municipal de Tomar que, recorde-se recebe a partir de amanhã e até segunda-feira o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
Numa jornada de grande competitividade, animação e promoção da modalidade, mais de 400 nadadores de 47 clubes lutaram pela melhor classificação coletiva nas duas sessões que decorreram de manhã e ao início da tarde.
No setor masculino, além do Clube Natação Alcobaça, também o Sporting de Espinho (2.º, a um escasso ponto do campeão), o Ba Leiria/Sk Coffee 1 (3.º) e o Clube Desportivo Feirense (4.º) garantiram presença no Nacional da 2.ª Divisão na próxima temporada; no setor feminino o Clube Desportivo Feirense (2.º), Louletano Desportos Clube (3.º) e o Clube de Natação da Maia (4.º) acompanham o Clube Nacional de Natação na 2.ª Divisão, na época de 2026/2027.
Ao invés, o Aminata-Évora Clube de Natação, Escola Desportiva de Viana, Clube Natação de Rio Maior e Clube de Natação do Litoral Alentejano, em masculinos, vão ter de disputar a fase de qualificação da 3.ª Divisão na próxima temporada.
No setor feminino a Academia Cult. Rec. Concelho Castro Daire, Aminata-Évora Clube de Natação, Associação Estamos Juntos e Natação do Fundão/Yes Energy, também terão de lutar, na próxima época, por um lugar no Nacional da 3.ª Divisão.
Resultados da 3.ª Divisão: https://live.swimrankings.net/47726/
